in

Escuelas Linux 6.10 vem com LibreOffice 7.0, Jitsi e Kernel 5.8

A distro é riquíssima em programas voltados para escolas e professores.

Escuelas Linux 6.9 lançado com Zoom e desktop Moksha

A distribuição Escuelas Linux disponibilizou a versão 6.10 do sistema que vem com muitas novidades como o LibreOffice 7.0, o aplicativo de reuniões virtuais Jitsi e o novo Kernel 5.8. A distribuição é baseada no Ubuntu e Bodhi Linux com algumas variações. Esta versão do Escuelas Linux 6.10 chega cerca de três meses depois do Escuelas Linux 6.9. É o primeiro lançamento a utilizar a série do kernel Linux 5.8 mais atual, que traz melhor suporte de hardware. Portanto, o Escuelas Linux agora deve ser executado em um hardware mais recente ou funcionar melhor em sistemas existentes.

O Escuelas Linux 6.9 introduziu o aplicativo Zoom para videoconferência. Porém, a nova versão inclui outro aplicativo de videoconferência, a versão desktop do Jitsi Meet, um aplicativo de videoconferência on-line gratuito e de código aberto e mensagens instantâneas para ajudá-lo durante a COVID-19.

Escuelas Linux 6.10 vem com LibreOffice 7.0, Jitsi e Kernel 5.8 e outros aplicativos

Porém, existem muitos outros pacotes atualizados. A nova versão vem com o pacote de escritório LibreOffice 7.0 mais recente, software de pintura digital Krita 4.3, navegadores Gooogle Chrome 85 e Mozilla Firefox 80, aplicativos de matemática GeoGebra 5.0.600 e WxMaxima 20.06 e software de desktop remoto TeamViewer 15.9.4.

Também estão incluídos o editor de vídeo Avidemux 2.7.6, gravador Balena Etcher 1.5.104 ISO, modelador 3D Blender 2.83, navegador da web Chromium 84, emulador de terminal Terminology 1.8.2, mensageiro Telegram Desktop 2.3.2, jogo 3D Minetest 5.3, OnlyOffice Desktop Editor 5.6, gerenciador de referências Zotero 5.0.89, aplicativo de controle de sala de aula Veyon 4.4.1 e o plugin Adobe Flash Player 20200811.

As habituais correções de bugs também estão presentes no Escuelas Linux 6.10, que agora permite aos usuários abrir projetos Avidemux e Inkscape diretamente do gerenciador de arquivos. Do mesmo modo, melhora o processo de atualização de versões anteriores, bem como o manual de instalação, e renomeia a edição Legacy para “LowMem.”

O sistema Escuelas Linux 6.10 apresenta o mais recente ambiente de desktop Moksha 0.3.1 que é desenvolvido pela equipe do Bodhi Linux. Alguns dos temas da área de trabalho também foram atualizados para melhorar a aparência do Escuelas Linux. Lembrando que ela possui versões em inglês e espanhol em 32 ou 64 bits.

Baixar Escuelas Linux

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.