Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/03/2020 às 14:15

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Escuelas Linux 6.8 chega com Kernel 5.3

Escuelas Linux 6.8 chega com Kernel 5.3

O desenvolvedor Alejandro Díaz anunciou o lançamento da distribuição Escuelas Linux 6.8, uma nova atualização importante para esta distribuição GNU/Linux com foco educacional baseada no Ubuntu. O Escuelas Linux 6.8 chega cinco semanas após o lançamento do Escuelas Linux 6.7 com uma base atualizada do mais recente sistema operacional Ubuntu 18.04.4 LTS (Bionic Beaver) da Canonical.

Escuelas Linux 6.8 chega com Kernel 5.3

Escuelas Linux 6.8 chega com Kernel 5.3

Isso significa que o Escuelas Linux agora é alimentado pelo kernel 5.3 do Linux, o que melhora drasticamente o suporte de hardware.

Além da nova base Ubuntu 18.04.4 LTS, esta versão vem com alguns dos aplicativos educacionais mais recentes. Entre eles, estão o pacote de escritório LibreOffice 6.4.1, o editor de vídeo OpenShot 2.5.1, o software Mixxx 2.2.3 DJ, o aplicativo de mapeamento mental Semantik 1.2.4 e o aplicativo de recursos interativos gratuitos eXeLearning 2.5.

Também estão incluídos:

  • o software assistente de matemática wxMaxima 20.02;
  • o aplicativo de pintura digital Krita 4.2.7;
  • e a ferramenta de edição e processamento de vídeo Avidemux 2.7.4, juntamente com os mais recentes formatos de pacote universal Flatpak 1.0.9 e Snap 2.4.2.

Além disso, muitos outros aplicativos foram atualizados nesta versão, como:

  • o plug-in Adobe Flash Player;
  • o criador de USB live Balena Etcher;
  • os navegadores Chromium, Google Chrome e Mozilla Firefox;
  • geometria interativa Geogebra, aplicativo de álgebra, cálculo e estatística;
  • como bem como os plugins Java.

Para uma melhor usabilidade e para executar corretamente os dispositivos em determinados sistemas, o Escuelas Linux 6.8 inclui as versões mais recentes dos pacotes de microcódigo, bem como dos softwares DKMS e NDISwrapper.

Por fim, esta versão limpa as imagens ISO de arquivos desnecessários e soluciona alguns problemas relatados pelos usuários desde a versão anterior, como um erro de permissão com o aplicativo K3b ao tentar gravar um CD e perder cenários adicionais para o Numpty Physics.

Onde baixar

Você pode fazer o download do Escuelas Linux 6.8 para sistemas de 32 e 64 bits agora mesmo na página do anúncio da distribuição ou clicando no link abaixo. No entanto, os usuários existentes não precisam fazer o download das imagens ISO, pois precisam manter suas instalações atualizadas para executar a versão mais recente do Escuelas Linux.

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.