Escuelas Linux lança versão 6.12 com LibreOffice 7.1

A distribuição voltada à educação Escuelas Linux acaba de lançar a versão 6.2 e que vem com vários programas úteis a alunos e professores, como é o caso do novo LibreOffice 7.1. A distribuição tem como base o Ubuntu e traz outros softwares que podem ter uso educacional.

Assim, o novo Escuelas Linux 6.2 vem três meses depois da versão anterior e faz parte de uma atualização da série 6 do sistema. Porém, apesar de fazer parte de uma mesma série, os desenvolvedores prometem que esta versão está repleta de novidades. Portanto, não se trata de uma simples manutenção.

Na verdade, os desenvolvedores prometem um sistema totalmente atualizado que oferece aos usuários acesso aos melhores e mais recentes softwares de código aberto e tecnologias GNU/Linux, e também é mais estável, confiável e seguro do que nunca.

No entanto, há apenas uma desvantagem de atualizar o sistema inteiro. A imagem ISO cresceu consideravelmente, mas os desenvolvedores reverteram e conseguiram manter seu tamanho em um nível aceitável removendo alguns dos aplicativos antigos, sem manutenção e impopulares da mídia de instalação. Isso inclui Adobe Reader, Avidemux, BlueGriffon, Caph, Choqok, FisicaLab, Google Earth, Hugin, Kino, Kstars, Pidgin, Termograf e FreeOffice.

Escuelas Linux lança versão 6.12 com LibreOffice 7.1

Desde a nossa versão 6.0 relea se , a maioria das bibliotecas de suporte eram as mesmas em versões posteriores para manter essa distribuição gerenciável e de trabalho. Mas agora reinicializamos a distro. Ele agora apresenta as versões mais recentes em quase todos os seus pacotes e bibliotecas. Escuelas Linux agora está muito mais seguro e atualizado, disseram os desenvolvedores.

A boa notícia é que Escuelas Linux 6.12 é mais moderna com softwares atualizados, como o mais recente pacote de escritório LibreOffice 7.1, navegador Mozilla Firefox 85, Wine 6.0 para execução de aplicativos Windows, Geogebra 5.0.625.0-2290 geometria interativa, álgebra, estatística e aplicação de cálculo, sistema computacional de álgebra wxMaxima 21.01.0-27 e software de gerenciamento de referência de código aberto Zotero 5.0.95.

Do mesmo modo, estão nesta nova versão o editor de áudio Audacity 2.4.2, software DJ virtual Mixxx 2.2.4, OnlyOffice 6.1 como uma suíte de escritório alternativa ao LibreOffice, cliente Telegram Desktop 2.5.8, reprodutor de mídia VLC 3.0.11, Chromium 87 e Google Navegadores Chrome 88 como alternativas ao Mozilla Firefox, Balena Etcher Electron 1.5.115 para gravar imagens ISO em drives USB e cartões de memória, bem como o programa de desktop remoto TeamViewer 15.14.5.

Uma nova aplicação também apareceu no Escuelas Linux 6.12, o Xournal ++, um software de anotações que também suporta a edição e anotação de arquivos PDF. Além disso, os desenvolvedores de aplicativos obtêm um Developer Pack atualizado para a versão 2.4, que inclui os pacotes mais recentes relacionados ao LAMP e ao Android Studio para o desenvolvimento de software.

Você pode baixar Escuelas Linux 6.12 agora mesmo do site oficial. A distro está disponível nos idiomas inglês e espanhol, para sistemas de 32 e 64 bits, como um arquivo zip dividido em dois arquivos, que você precisa primeiro juntar em um único arquivo zip e depois extraí-lo. Mais detalhes estão disponíveis na página de anúncio de lançamento.

Escuelas Linux 6.12 usa o ambiente de desktop Moksha mais recente (um fork do ambiente de desktop Enlightenment) da distribuição Bodhi Linux por padrão.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile