Hoje é:07/03/2021
aquisicao-da-essential-pela-nothing-tem-a-ver-com-patentes

Essential agora é oficialmente propriedade da Nothing Technologies de Carl Pei

Após uma série de teasers de lançamento e poucas informações sobre as próximas linhas de produtos, a marca de tecnologia Nothing de Carl Pei é agora a única proprietária da marca de smartphone, Essential.

Tem havido muita especulação sobre os primeiros produtos vindos do ex-diretor da OnePlus, Carl Pei, e sua marca “Nothing”. Recentemente a empresa confirmou que apresentará uma gama de fones de ouvido sem fio com um foco mais amplo em tecnologia de casa inteligente e integração conforme a linha de produtos “Nothing” se expande.

Essential: Propriedade da Nothing Technologies

O site 9to5Google encontrou documentos recentes no UK Intellectual Property Office mostrando que o ex-fundador do Android Andy Rubin assinou a propriedade de seu ex-concorrente de smartphone Essential. Este processo foi concluído em 6 de janeiro de 2021, com a inscrição realmente sendo feita já em 11 de novembro de 2020.

Ou seja, isso significa que todas as marcas comerciais existentes, logotipo e toda a marca Essential são agora propriedade intelectual da startup investida por Pei. Embora não esteja claro como isso afeta qualquer uma das patentes atualmente detidas pela Essential.

A propriedade da marca Essential não significa necessariamente que a Nothing está entrando no mercado de smartphones. No entanto, pode ser um sinal de intenção de fazê-lo em um futuro não muito distante.

A Essential

A Essential estava trabalhando em seu próprio hub inteligente Home e alto-falante que executaria o “Ambient OS”. O dispositivo seria lançado no final de 2017, mas nunca chegou ao mercado. Nada se comprometeu a lançar seus primeiros dispositivos inteligentes no primeiro semestre deste ano”. Talvez, agora, esse projeto realmente saia do appel.

A mudança de propriedade do Essential para a Nothing virá com alguma bagagem adicional. As alegações públicas de assédio sexual de Rubin acabaram efetivamente com as esperanças de que o PH-1 receberia um acompanhamento do PH-2. “Projeto Gem”, o protótipo da barra de chocolate proposto foi sugerido em outubro de 2019, mas cancelado apenas três meses depois, com o desligamento total e encerramento da empresa de tecnologia com sede nos Estados Unidos.

essential-agora-e-oficialmente-propriedade-da-nothing-technologies-de-carl-pei
Imagem: Reprodução 9to5Google

Uma equipe de ex-funcionários da Essential que ajudou a construir o PH-1 também formou a OSOM Privacy. Entretanto, o objetivo é criar um dispositivo Android com foco na privacidade para lançamento no início de 2021. Não está claro onde isso coloca a Nothing dada a aquisição da marca Essential ou se o foco permanecerá inteiramente nos dispositivos inteligentes.

Assim, pode-se especular que esta é uma jogada de Nothing para acessar o catálogo de patentes da Essential. Com um foco principal para Nothing sendo em dispositivos inteligentes e, portanto, tecnologia doméstica inteligente, isso permitiria um desenvolvimento ainda mais rápido de tecnologias aprimoradas conforme a marca cresce rapidamente.

Com informações de: 9to5Google

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.