Estenografia: Camuflando dados em Imagens ou aúdios usando Steghide
Uma Imagem pode conter muito mais informação do que podemos imaginar

Antes de falar sobre o programa, é importante lembrar o conceito de Esteganografia, segundo o dicionário Esteganografia significa:

Processo de escrita formado de sinais abreviativos convencionais que permitem transcrever as palavras quase tão rapidamente quanto são pronunciadas.

Em outras palavras, esteganografia é o ramo particular da criptologia que consiste em fazer com que uma forma de escrita seja camuflada em outra a fim de mascarar o seu verdadeiro sentido.

Steghide é um programa de esteganografia capaz de ocultar dados em vários tipos de arquivos de imagem e áudio, sem alterar respectivamente sua cor,  ou aspecto, tornando a incorporação resistente contra testes estatísticos de primeira ordem.

Os formatos de arquivo suportados são  JPEG, BMP, WAV e AU e os arquivos com dados secretos não contém restrições de formato.

O algoritmo de criptografia padrão é Rijndael com um tamanho de chave de 128 Bits AES, vamos a instalação:

Instalando o Steghide no Debian ou Ubuntu

O primeiro passo é atualizar seu repositório use o seguinte comando:

sudo apt-get update

Em seguida Instale o programa com o comando

sudo apt-get install steghide

 

Uma vez instalado, para inserir um arquivo de imagem em JPEG e BMP ou arquivos de áudio WAV ou AU basta usar o comando:

steghide embed -cf arquivo.jpeg -ef dados.txt

Será requisitado sobre uma senha usada para extrair os dados de dentro do arquivo.

Quando for preciso extrair o arquivo de texto de dentro da imagem ou arquivo de áudio, basta digitar o comando:

steghide extract -sf arquivo.jpeg

Uma vez dado o comando, é preciso digitar a senha e o arquivo de texto será extraído, caso queira obter informações do arquivo recebido, antes de extraí-lo use o comando:

steghide info arquivo.jpeg

Depois de imprimir algumas informações gerais sobre o arquivo stego (formato,Capacidade) você será perguntado se steghide deve tentar obter informações sobre os dados incorporados.

Se você responder com sim, você deve fornecer a senha, logo em seguida o Steghide tentará então extrair os dados incorporados com a senha e se bem sucedido imprime as informações sobre isso.

 

Você pode alterar alguns argumentos, como tamanho da compressão do arquivo, ou mesmo, alterar o tipo de criptografia utilizados, para mais informações, consulte o próprio manual do programa, com uso do comando man, alguns trechos do artigo foram retirados de lá, e os créditos também devem ser dados ao autor do manual Stefan Hetzl.

 

Agora é só sair escondendo seus textos ultra secretos, espero que tenham gostado qualquer dúvida ou sugestões, não deixem de comentar.

Nova Versão do Leitor de RSS Liferea

Previous article

SUSE abordará a tendência do software para Enterprise Storage durante webinar

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Tutoriais