in

EUA ameaçam Reino Unido em relação à Huawei

O 5G e sua infraestrutura estão na pauta de negociações.

O Reino Unido não bloqueará a tecnologia Huawei de suas redes 5G
Boris Johnson e Donald Trump. Imagem: Reprodução | Fudzilla.

Agora que o Reino Unido está se afastando da UE, parece que os EUA sentem que são capazes de ameaçar o país fazendo-os obedecer às suas ordens.

Os EUA estão no meio de uma guerra comercial com a China e precisam derrubar um enorme fabricante chinês de telecomunicações, a Huawei. A alegação é de que a Huawei é um risco à segurança, mas os EUA não forneceram evidências.

EUA ameaçam Reino Unido em relação à Huawei

Em vez disso, os EUA esperavam que seus aliados fizessem o que lhes foi dito, algo que a União Europeia (UE) relutou notavelmente em fazer.

Agora, sem o apoio da UE, o Reino Unido está sendo instruído a fazer o que é solicitado e a se juntar à inútil guerra comercial de Trump.

O consultor de segurança nacional dos EUA, Robert O’Brien, “alertou” o Reino Unido sobre a permissão da Huawei Technologies da China em suas redes de telecomunicações 5G.

Ele disse:

Eles simplesmente roubam segredos de Estado por atacado, sejam eles os segredos nucleares do Reino Unido ou do MI6 ou MI5. É chocante para nós que as pessoas no Reino Unido olhem para a Huawei como uma espécie de decisão comercial. O 5G é uma decisão de segurança nacional.

EUA ameaçam Reino Unido em relação à Huawei
Crédito da imagem: REUTERS | Rodrigo Garrido.

Mas o “aviso” deve ser visto no contexto, os EUA fizeram essas alegações antes e o Reino Unido as respondeu. Um funcionário do governo dos EUA, implicando que o MI6 ou o MI5 não sabe o que está fazendo, está um pouco equivocado, uma vez que enormes quantidades de inteligência dos EUA vêm dos britânicos. Portanto, O’Brien não é um idiota e sabe como isso funciona.

Ameaça, não recomendação

Isso deve ser visto no contexto de uma ameaça. Usar equipamentos mais baratos da Huawei será impossível se o Reino Unido quiser fechar seu acordo comercial com os EUA.

Há algo inerentemente fraco em um país que não pode decidir qual empresa de telefonia usar para sua rede 5G sem antes massagear o ego da Casa Branca.

Mas os britânicos estão em uma posição de fraqueza. Parece que a Huawei será apenas uma das muitas coisas que Boris Johnson terá que desistir.

Fonte: Fudzilla

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Lançado computador de placa única Banana Pi BPI-F2S com Linux 4.19 a US$ 58

Lançado computador de placa única Banana Pi BPI-F2S com Linux 4.19 a US$ 58

Várias vulnerabilidades do Chrome existentes no SQLite permitem que hackers executem código arbitrário remotamente

Várias vulnerabilidades do Chrome existentes no SQLite permitem que hackers executem código arbitrário remotamente