Ex-chefe do Google X diz que é possível uma reprogramação cerebral para a felicidade

Você pode argumentar sobre, mas pode se surpreender com a análise dele

Jardeson Márcio
5 minutos de leitura

A literatura está repleta de fórmulas e mais fórmulas de como alcançar a tão sonhada felicidade. Não temos certeza se algum livro pode te ajudar a conseguir a felicidade que você busca. No entanto, Mo Gadwat, ex-chefe do Google X diz que é possível uma reprogramação cerebral para a felicidade.

A série de livros de Mo Gadwat: Solve For Happy: Engineer Your Path to Joy (Resolva para a felicidade: projete seu caminho para a alegria) e seu próximo That Little Voice In Your Head: Adjust the Code That Runs Your Brain (Essa pequena voz em sua cabeça: ajuste o código que seu cérebro executa) contém “fórmulas” para “acessar” a felicidade.

Como ex-diretor de negócios do Google X, o laboratório de inovação secreto da gigante de tecnologia para projetos lunares, Gadwat atingiu o pico de sua carreira. Como ex-empreendedor em série, ele construiu vários empreendimentos comerciais de sucesso, todos os quais lhe deram uma vida de luxo. Mas ele não estava feliz.

ex-chefe-do-google-x-diz-que-e-possivel-uma-reprogramacao-cerebral-para-a-felicidade
Imagem: TheNextWeb

A reprogramação cerebral e, busca da felicidade

A Grande Demissão e as histórias de esgotamento do ex-chefe parecem ser sintomas da mesma pergunta aparentemente insolúvel: por que tantos trabalhadores de tecnologia que atingiram o pico de suas carreiras ainda estão infelizes? Como engenheiro, Gadwat decidiu abordar esse problema de maneira científica. Por meio de pesquisas em neurociência, ele criou uma equação simples para explicar esse fenômeno que ele descreveu em Solve For Happy: Engineer Your Path to Joy.

“A felicidade é igual ou maior do que a diferença entre os acontecimentos de sua vida e suas expectativas de como a vida deve se comportar. Se suas expectativas da vida forem muito maiores do que a realidade, você não será feliz”.

Se você considerar a vida de mídia social em que nos encontramos, estamos constantemente expostos a imagens e vídeos da “melhor vida” de todos. Deixamos de lado todas as coisas ruins que nos acontecem.

A felicidade de Gadwat

Como Gadwat explicou ao público na TNW Conference 2022, seu novo livro That Little Voice In Your Head: Adjust the Code That Runs Your Brain, que será lançado ainda este ano, será muito mais focado na mecânica de como nossos cérebros funcionam e como nós pode reengenha-los para a felicidade. Ele acredita: “Assim como a IA, nossos cérebros também funcionam como máquinas que sofrem de bugs e erros”.

Internamente, temos uma pequena voz em nossas cabeças que continua a reproduzir pensamentos negativos, de percalços embaraçosos a decisões que mudam a vida, repetidamente em nossas cabeças. “Esse pensamento incessante é a maior razão para todos os problemas de saúde mental. Nada jamais o deixou infeliz até que você o transforme em um pensamento em seu cérebro e continue repetindo-o repetidamente em sua mente”, diz Gadwat.

Segundo Gadwat, esse processo é conhecido como hipofrontalidade, ou a impossibilidade de sair da cabeça. Isso faz com que esses padrões de pensamento negativo continuem em loop, às vezes por anos. Ele acredita que o conteúdo externo que consumimos todos os dias contribui para esse ciclo negativo. Quando se trata de mídia, o preconceito generalizado da negatividade afeta nossas mentes.

A única maneira de a grande mídia capturar nossa atenção é através da negatividade. Só nos mostra o que está dando errado. Assim, na sua opinião, estar continuamente exposto a imagens de guerra, o agravamento dos efeitos das mudanças climáticas e muito mais está nos tornando negativos e até temerosos do que o futuro pode trazer.

Enquanto muitas pessoas usam a meditação hoje para limpar suas mentes do pensamento na tentativa de se tornarem mais felizes e saudáveis, Gadwat acredita que isso é um grande equívoco. Isso porque, o valor da meditação não é acalmar seu cérebro. O exercício consiste em permitir que seu cérebro saia pela tangente de pensamentos e depois os traga de volta. Mas, se o seu cérebro está tendo bons pensamentos – pense em quantos deles você quiser. Em vez disso, use a meditação para trazer seu cérebro para esses pensamentos positivos.

Talvez precisemos ler esses livros para sabermos se conseguiremos reprogramar o nosso cérebro e encontrar essa felicidade descrita por Gadwat.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.