Em abril deste ano o ex-engenheiro da Microsoft, Raymond Odigie Uadiale, de 41 anos, foi condenado a 18 meses de prisão por lavagem de dinheiro usando o Reveton ransomware. Para refrescar a memória o Reveton ransomware é muito antigo, alguns dizem que é um clássico. Ele é conhecido também como Scareware e também como Police Ransomware que ao invés dos Ransomware atuais, ele não criptografa arquivos, mas ele bloqueia a tela do computador da vítima e exibe uma mensagem falsa da Agência Nacional de Aplicação da Lei dos EUA.

Ex-engenheiro de rede da Microsoft é condenado devido ao uso do Reveton ransomware

A tela exibia uma mensagem que dizia que eles foram flagradas desenvolvendo atividades ilegais ou maliciosas, ou ainda, que a polícia encontrou algum material suspeito em seu computador. Com isso, os usuários eram obrigados a pagar uma multa que que variava entre US $200 até US $300 e que após o pagamento deveriam aguardar 48 horas para a liberação do computador falsamente bloqueado.

É importante lembrar que o Raymond não foi o criado do Reveton ransomware, mas distribuiu e usou o ransomware para lavar dinheiro. De acordo com a investigação do caso, Raymond reside atualmente no Reino Unido e usava o nick de “K! NG”, em conclusão, a agência de investigação também identificou que ele usava o cartão pré-pago do Green Dot MoneyPak.

Uadiale, estudou na Universidade Internacional da Flórida e cometeu os crimes entre 2012 e 2013. Também teria adquirido cartões de débito MoneyPak com o nome falso de Mike Roland e recebido pagamentos de vítimas do Reveton. Usando o serviço Liberty Reserve, Uadiale transferiu cerca de US $ 93.640 para contas de seu co-conspirador anônimo no Reino Unido.

A Liberty Reserve foi fechada pelas autoridades dos EUA em maio de 2013, depois que seu criador se declarou culpado de lavagem de centenas de milhões de dólares através do câmbio digital e foi condenado a 20 anos de prisão. No Tribunal Distrital dos EUA do sul da Flórida, na segunda-feira, Uadiale recebeu uma sentença de 18 meses de prisão e três anos de liberdade supervisionada, depois de concordar com um acordo judicial que rejeitou a segunda contagem de lavagem de dinheiro substancial.

A Microsoft contratou Uadiale como engenheiro de rede depois que a acusação de conspiração relacionada ao esquema de ransomware na acusação terminou, a empresa até o momento não se manifestou sobre o assunto. Já houve a publicação no site da Justiça dos EUA sobre esta sentença.

GPUs Turing da NVIDIA podem processar vídeo 8K

Previous article

5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Fedora

Next article

You may also like

More in Notícias