Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

11/08/2021 às 09:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

ExpressVPN abre seu protocolo VPN Lightway

Enquanto isso, o Wireguard não para de crescer.

ExpressVPN abre seu protocolo VPN Lightway

No ano passado, o grande provedor de VPN ExpressVPN anunciou o “Lightway” como seu novo protocolo de rede privada virtual projetado para velocidade, estabilidade e confiabilidade. A ExpressVPN anunciou agora que está tornando o protocolo de código aberto. É exatamente isso: a ExpressVPN abre seu protocolo VPN Lightway.

O Lightway foi projetado pela ExpressVPN para fornecer tempos de conexão e configuração muito rápidos, privacidade e segurança na vanguarda de suas decisões de design e outras soluções modernas para seus clientes. O provedor VPN com uma década de existência decidiu agora tornar o Lightway um código-fonte aberto sob a licença GNU GPLv2.

ExpressVPN abre seu protocolo VPN Lightway

A base de código do Lightway agora é de código aberto e ExpressVPN começará a aceitar contribuições da comunidade também – incluindo um programa de recompensa por bug. No processo de torná-lo open-source, ExpressVPN também teve uma auditoria de segurança de terceiros do código realizada pela empresa de segurança Cure53.

Os interessados ??em todo este trabalho de código aberto da Lightway podem descobrir mais detalhes por meio do blog ExpressVPN. O código Lightway está hospedado no GitHub. Para quem quer contribuir, existe um CLA envolvido. O código funciona em Windows, Linux, Android, macOS, iOS e outos. No entanto isso depende dos sistemas de compilação Early ou Ceedling.

Veremos se acaba havendo muito interesse da comunidade ou da indústria em torno do Lightway, considerando o suporte de código aberto que já existe no WireGuard. Assim, o Wireguard tem suprido as necessidades de túnel VPN seguro e há muito tempo ele faz parte do código aberto e plataforma cruzada. No entanto, ter uma segunda opção nunca é demais.

No caso do Linux, o Wireguard está presente desde a versão 5.6. que estreou oficialmente em março de 2020. Desde então, passou por correções e aprimoramentos importantes. Assim, já faz parte também do kernel do Android, além de muitas outras novidades.

WireGuard ganha porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows

ExpressVPN abre seu protocolo VPN Lightway

O excelente túnel VPN seguro de código aberto WireGuard tem visto uma adoção crescente no Linux, agora que está no kernel principal por um tempo, e também vendo um progresso contínuo nos BSDs. Embora tenha havido a versão beta do WireGuard para Windows, “WireGuardNT” foi anunciado no começo de agosto como uma porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows.

Esta novidade do WireGuard para o kernel do Windows NT começou como uma porta do código-base do kernel Linux atual, mas depois se adaptou para se ajustar melhor ao kernel do Windows e suas APIs. 

Jason Donenfeld, fundador da WireGuard, comentou:

O resultado final é um implementação profundamente integrada e de alto desempenho do WireGuard para o kernel NT, que faz uso de toda a gama de recursos do kernel NT e NDIS … Para a plataforma Windows, este projeto é um grande negócio para mim, pois marca a graduação do WireGuard a ser um componente sério do sistema operacional, destinado a um uso mais sério. É também um lançamento de código aberto bastante significativo, já que geralmente não há muito (embora haja algum) código de driver cripto-NIC de código aberto que faça esse tipo de coisa enquanto reúne vários recursos do kernel no processo.

Este novo WireGuardNT para o kernel deve ser muito superior e mais rápido do que sua implementação anterior no espaço do usuário para Windows.

No momento, o driver do kernel é considerado experimental, mas será implementado gradualmente e os usuários podem habilitar o driver experimental através do registro do Windows. Eventualmente, a esperança é remover a implementação do WireGuard Go e WinTUN.

Mais detalhes sobre o WireGuardNT para aqueles interessados ??em usar uma implementação rápida do WireGuard no Windows, consulte este anúncio da lista de discussão.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.