in

EXT4 para Linux 5.5 tem novas melhorias

Além disso, o decodificador de vídeo Allwinner “Cedrus” suporta o H.265 no Linux 5.5.

Participação de mercado do Linux aumentou novamente
A participação do Linux entre todos os sistemas operacionais de desktop cresceu de uma nova máxima de 2,87% em abril de 2020 para uma alta ainda maior de 3,17% em maio de 2020.

Embora o EXT4 seja o sistema de arquivos Linux mais comum entre as distribuições e esteja bastante maduro nesse estágio, ele continua vendo melhorias notáveis de vez em quando com as novas versões do kernel. Portanto, o EXT4 para Linux 5.5 tem novas melhorias.

EXT4 para Linux 5.5 tem novas melhorias. Veja as novidades:

EXT4 para Linux 5.5 tem novas melhorias

  • E/S direta via suporte a Iomap;
  • Suporte para criptografia FSCRYPT em configurações em que o tamanho do bloco é menor que o tamanho da página do sistema, onde, como nas versões anteriores, o tamanho do bloco e da página tinha que corresponder;
  • A manipulação de créditos do diário foi reformulada para evitar uma possível situação do diário ficar sem espaço;
  • Várias outras correções e melhorias de código.

A lista de alterações nos recursos do EXT4 para Linux 5.5 pode ser encontrada através desta solicitação de recebimento.

Prevendo 2020, há mais melhorias evolutivas para o EXT4. Esta série de patches sobre uma abordagem shardmap para possivelmente substituir a implementação Htree do sistema de arquivos pelo código de índice de diretório. Será interessante ver que o código do shardmap EXT4 evolui e talvez o faça parte do kernel da linha principal em um futuro não muito distante.

Decodificador de vídeo Allwinner “Cedrus” suporta o H.265 no Linux 5.5

driver de decodificação de vídeo Cedrus foi desenvolvido pela Bootlin após um crowdfunding bem-sucedido para a criação de um decodificador de vídeo Linux de código aberto. Ele é para Allwinner SoCs agora tem suporte para H.265!

O Cedrus foi fundido no Linux 4.20 depois de levantar mais de trinta e seis mil dólares de crowdfunding para ter um desenvolvimento interno no projeto. Inicialmente, ele suportava os SoCs Allwinner A10, A13, A20, A33, R8, R16 e suportava MPEG-2 e H.264 para decodificação de vídeo. O suporte ao H.265/HEVC estava em andamento, porém, apenas com o Linux 5.5 agora está completamente conectado.

Desde a fusão inicial, mais SoCs Allwinner foram adicionados e outras melhorias feitas. O driver de decodificação de vídeo Sunxi Cedrus desenvolvido sem o suporte do Allwinner é um bom exemplo de driver de kernel de mídia Linux. Além de trabalhar com a decodificação H.265/HEVC, o Cedrus no kernel Linux 5.5 também corrige sua decodificação H.264 para algum conteúdo, suporte fixo para H.264 4K e outras melhorias.

O trabalho do Cedrus foi enviado como parte das atualizações de mídia do Linux 5.5, juntamente com a nova documentação do espaço do usuário sobre decodificadores sem estado e outras melhorias na documentação da mídia, um novo ioctl HDMI CEC e outro trabalho de driver.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Confira o lançamento do PHP 7.4 com FFI

Confira o lançamento do PHP 7.4 com FFI

Aplicativos Web Progressivos no Edge Chromium serão muito semelhantes a um aplicativo nativo

Aplicativos Web Progressivos no Edge Chromium serão muito semelhantes a um aplicativo nativo