Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

20/02/2020 às 11:15

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript

eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript

O eXtern OS é uma nova distribuição do GNU/Linux, criada por um estudante de engenharia eletrônica com sede na Austrália e acaba de ser lançada na versão beta. Em um ecossistema como o do Linux, onde cada desenvolvedor pode criar sua própria variação do sistema operacional, o lançamento de novas distribuições não é novidade em si. Então, o que torna o eXtern OS especial? A distribuição eXtern OS é baseada em JavaScript.

De acordo com o site, “é um sistema operacional que oferece uma interface de usuário e experiência únicas em comparação com os sistemas tradicionais. Além disso, trabalha com JavaScript, o que […] torna infinitas as possibilidades de desenvolvimento de aplicativos”. Apenas um momento, o que significa que “funciona com JavaScript“?

eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript

Tradicionalmente, o JavaScript é uma linguagem de programação restrita ao ambiente da Web e focada no cliente, o que significa que ele só foi executado no navegador da Internet. Então o NodeJS chegou e o JavaScript também começou a ser executado no servidor.

E mais tarde veio o NW.js, baseado no anterior (e compatível com seus módulos de terceiros), e projetado para aplicar todo o poder das tecnologias da web no desenvolvimento de aplicativos de desktop. E é precisamente nessa tecnologia que se baseiam as novas aplicações de interface e eXtern OS.

Portanto, quando ele fala sobre suas “infinitas possibilidades de desenvolvimento”, o que ele está falando é facilitar para os programadores o uso de tecnologias como HTML5, CSS3, WebGL etc. para criar novos aplicativos para nossos sistemas de desktop.

eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript

O eXtern OS inclui seus próprios aplicativos padrão para navegação na Web e reprodução de multimídia, além de um navegador de arquivos. A seguir estão os requisitos mínimos para usar o eXternOS:

  • Intel Celeron de 64 bits a 1,2 GHz ou superior.
  • 4 GB de RAM
  • VGA com resolução de tela de 1366 × 768.
  • Conexão com a Internet (seu criador explica que esse requisito não existirá nas próximas versões).

Se você quiser dar uma olhada ( lembre-se de que ele está na fase inicial ), você pode baixar a ISO do seu beta 2 no site oficial e executá-lo em um DVD ou em um USB inicializável. Os usuários que tentaram (a propósito, muitos em máquinas virtuais, apesar do site oficial desaconselhar) elogiam sua facilidade de uso e seu baixo consumo de recursos.

Nas minhas tentativas de baixar a ISO, houve várias falhas, com a página fora do ar em diversos momentos. Os arquivos estão em torrent e no Google Drive. Portanto, talvez seja uma boa ver como funciona eXtern OS, que é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript.

Via | TecMint

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.