ExTiX, “o sistema Linux perfeito”, ganha uma mini versão baseada no Ubuntu 20.04 LTS e kernel 5.6

ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o Linux Kernel 5.8

Imagem: Reprodução | 9to5linux.

A Arne Exton lançou uma nova versão de sua distribuição ExTiX com um sabor Mini, apresentando o ambiente de desktop leve LXQt.

O ExTiX 20.4 já está disponível para download. Este é o primeiro lançamento da chamada distribuição “The Ultimate Linux System”, baseada no próximo sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).

ExTiX ganha uma mini versão baseada no Ubuntu 20.04 LTS

Esta é a primeira versão desta distribuição baseada no Ubuntu a ser lançada com a série do kernel Linux 5.6 lançada recentemente (o kernel Linux 5.6.2 está incluído por padrão). Além disso, ela vem com uma versão Mini, que apresenta o ambiente de desktop LXQt leve e moderno.

O que torna a versão Mini do ExTiX interessante é que a imagem ISO possui apenas 1 GB de tamanho, tornando rápido não só o download, mas também executá-la a partir da RAM (usando a opção de inicialização “Carregar na RAM”).

Como na maioria das distribuições da Arne Exton, o ExTiX 20.4 vem pré-instalado com o Refracta Snapshot, um utilitário que permite que os usuários criem suas próprias distribuições live e instaláveis, baseadas no ExTiX/Ubuntu.

Imagem: Reprodução | Fossbytes.

A Arne Exton disse:

O melhor do ExTiX 20.4 é que, durante a execução do sistema live (via DVD/USB) ou do disco rígido, você pode usar o Refracta Snapshot (pré-instalado) para criar seu próprio sistema Ubuntu 20.04 instalável e com modo live. Tão fácil que uma criança de dez anos pode fazê-lo.

O Refracta Snapshot permite alterar tudo o que você deseja no sistema para criar um sistema Ubuntu 20.04 LTS exclusivo e totalmente novo. Ainda assim, você nem precisa instalar o ExTiX no seu computador pessoal para usá-lo.

Por fim, faça o download do ExTiX 20.4 agora.

Fonte: 9to5linux

Leia mais:

Conheça o Obarun: Uma distribuição baseada no Arch Linux sem Systemd

Distribuição brasileira Amarok Linux 1.2 é lançada

Tsurugi Linux: uma distribuição para Digital Forensics

Sair da versão mobile