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Fabricantes respondem à controvérsia dos capacitores da série RTX 3080

As placas podem usar dois tipos de capacitores.

Os problemas de travamento da RTX 3080 provavelmente relacionados ao tipo de capacitores usados nas placas fizeram a MSI mudar o design de seus produtos. Além disso, vários fornecedores deram declarações sobre a situação.

Vimos inúmeros relatos de placas RTX 3080 e RTX 3090 com overclock de fábrica que sofreram travamentos e problemas de estabilidade quando atingiram ou ultrapassaram 2 GHz.

Fabricantes respondem à controvérsia dos capacitores da série RTX 3080

As placas podem usar dois tipos de capacitores, ou uma mistura de ambos: os POSCAPs, que funcionam melhor em temperaturas mais altas, mas não são tão bons em altas frequências; e os MLCCs, que têm altas classificações de corrente, tensão e temperatura, operam melhor em frequências mais altas, mas são propensos a rachar.

Fabricantes respondem à controvérsia dos capacitores da série RTX 3080
Os problemas de travamento da RTX 3080 provavelmente relacionados ao tipo de capacitores usados nas placas fizeram a MSI mudar o design de seus produtos. Imagem: @VideoCardz | Twitter.

Os problemas surgem quando as placas usam designs totalmente POSCAP. A EVGA confirmou que surgiram problemas durante os testes quando usou um design totalmente POSCAP, solicitando uma mudança para uma solução mista.

Além disso, a MSI alterou o design de seus modelos GeForce RTX 3080. A GeForce RTX 3080 Gaming X Trio originalmente usava cinco POSCAPS com um array MLCC, mas renderizações no site da empresa mostram que agora ele tem quatro POSCAPS com dois arrays MLCC. A GeForce RTX 3080 Ventus 3X também mudou, com o design anterior de seis POSCAP alterado para cinco combinado com dois arrays MLCC.

Várias empresas responderam a relatos de travamentos da série RTX 30. A Nvidia disse:

A NVIDIA postou um driver […] que melhora a estabilidade. Em relação aos designs de placas de parceiros, nossos parceiros personalizam seus designs regularmente e trabalhamos em conjunto com eles no processo. O número apropriado de agrupamentos POSCAP vs. MLCC pode variar dependendo do design e não é necessariamente indicativo de qualidade.

A Inno3D está confiante de que seus produtos não apresentam nenhum problema. Por fim, a Zotac afirma que está trabalhando em uma solução.

Fonte: Tech Spot

Usuários da Nvidia Geforce RTX 3080 estão relatando problemas