in

Faça cerveja usando Linux

São programas que podem ser usados para produzir a cerveja do seu jeito.

Faça cerveja usando Linux

Que o Linux tem mil e uma utilidades, todos nós sabemos Além de ajudar na programação, ele é capaz de coisas antes inimagináveis. Calma, não se trata de usar o Linux e transformá-lo em cerveja mas de programas, ou seja softwares, que podem lhe auxiliar na hora de produzir uma bebida de qualidade. Na verdade, são dicas preciosas do que fazer em casa em tempos de isolamento social.

É, portanto, uma forma de aproveitar ao máximo o tempo em casa (se não estiver em home office, claro). Mesmo com a abertura gradual do comércio e de algumas atividades, é provável que os efeitos danosos da pandemia só terminem quando se achar a vacina para o coronavírus. Até lá, teremos de passar muito mais tempo em casa. Então, que tal uma cervejinha? E sem o risco de ter de sair para o supermercado.

Faça cerveja usando Linux

Afinal, este é o momento perfeito para aprender uma nova atividade ou desenvolver algum hobby. O principal motivo para preparar sua própria cerveja é o amor pela elaboração e pelo aprendizado. É uma chance de tecer malte, lúpulo e fermento juntos em combinações únicas. Combine experimentação e criatividade para criar uma nova sensação de sabor. Tudo isso usando Linux, sem riscos desnecessários, cálculos errados ou adivinhações.

Faça cerveja usando Linux

Brewtarget

Faça cerveja usando Linux

Há uma boa variedade de recursos, como o modo cerveja, um ótimo banco de dados de ingredientes e muito mais. É um software multiplataforma de código aberto gratuito.Aqui está um software de código aberto perfeito para criar receitas de cerveja. O que isso faz? Sucintamente, é uma calculadora de cerveja para fabricar cerveja. Ele calcula automaticamente a cor, a amargura e outros parâmetros para você enquanto arrasta e solta os ingredientes na receita.

O software é compatível com BeerSmith.

Leia mais sobre Brewtarget

BeerSmith

Faça cerveja usando Linux

Este é o software de fabricação de cerveja mais vendido. E está disponível para Linux. OK, então não é uma fonte de código aberto, mas há um teste de 21 dias disponível. Você obtém o pacote completo da área de trabalho com todos os seus recursos. E existem vários recursos disponíveis, como tipos de receita de hidromel, vinho e cidra, ferramenta de perfil de água, estimativa e ajuste do pH da mistura e muito mais.

Leia mais sobre BeerSmith

QBrew

Faça cerveja usando Linux

O QBrew é um software antigo, mas ainda é um ótimo programa de receitas caseiras. O gerenciamento de entrada de receita e banco de dados de ingredientes é extremamente simples. Cada receita é armazenada em um arquivo separado e pode ser exportada no formato BeerXML, além de HTML, PDF e texto.

O painel de resumo lista os níveis máximo e mínimo de gravidade, amargo e cor, de acordo com as definições de estilo padronizadas publicadas pelo Beer Judge Certification Program. Isso é útil quando você está pronto para preparar cerveja competitivamente ou procurando um estilo específico de cerveja.

Leia mais sobre o QBrew

Há outro ótimo software de código aberto disponível que pode ser ideal se você pode falar holandês ou alemão. Há o BrouwHulp (para falantes de holandês) e o kleiner-brauhelfer (para falantes de alemão).

Sabemos que no caso do Linux, a referência mais próxima à bebidas alcoolícas é o Wine mas esta não deixa de ser uma excelente opção para quem quer passar o tempo e desfrutar de uma boa bebida feita em casa e para consumo próprio ou até em larga escala, porém, artesanalmente. E como diz a mensagem das propagandas: Beba com Moderação.