Facebook começa a pagar sites por notícias!

Por Emanuel Negromonte 3 minutos de leitura

O Facebook News já é uma realidade, e com ele além manter os usuários da rede social informados, os sites de notícias também poderão lucrar. A novidade surgiu com base em um compromisso firmado pelo Facebook em investir mais no jornalismo.

O lançamento do Facebook News começou nos EUA em outubro do ano passado, e agora chegou ao Reino Unido. O serviço possui foco em notícias nacionais e locais, e leva em consideração as preferências do usuário.

Com isso, podemos dizer que é uma cópia do Google News ou do Discover, que são os atuais serviços do Google que possuem o mesmo foco. Agora, chegou o momento do jornalismo do Reino Unido.

Desta forma, o Facebook vai fornecer por meio do Facebook News as principais manchetes de jornais selecionados. E claro, com base nos interesses dos usuários. As matérias jornalísticas originais e confiáveis vão receber mais destaques.

Muitas das principais editoras do Reino Unido se inscreveram para fazer parte do programa, incluindo Archant, Conde Nast, The Economist, ESI Media, Guardian Media Group, Hearst, Iliffe, JPI Media, Midland News Association, Reach, STV e outros. Esses editores são responsáveis ??por títulos, incluindo The Economist, The Guardian, The Independent, The London Evening Standard, Liverpool Echo, Manchester Evening News, The Mirror, The Scotsman, STV, The Yorkshire Post, Red, Harpers, Cosmopolitan, Wired, GQ, Glamour, Vogue e Tatler.

Para a imprensa internacional, o Facebook não quis revelar o quanto os sites iriam receber por isso. No entanto, o The Guardian comenta que alguns editores podem ganhar milhões de libras por ano. Pois, segundo o jornal, o meio de pagamento para o editores será anual.

Mas, no momento da escrita deste artigo, o Facebook já está em negociação para levar o Facebook News para a Alemanha e França. Com tudo, o Facebook também declarou que no Reino Unido haverá um adicional de £ 2,25 milhões para apoiar o jornalismo local em seu Programa de Notícias da Comunidade, e que já treinou cerca de 80 jornalistas locais em todo o país nos últimos 2 anos.

Já sobre o Brasil, o país das eternas fake news, não houve menção pela rede social. Por fim, a sessão de notícias do Facebook terá uma equipe de curadores contratados para escolher as melhores notícias.

Share This Article
Sair da versão mobile