Facebook cria IA com visão de raio-x e consegue enxergar pessoas pelo Wi-Fi

Inteligência Artificial do Facebook Meta, DensePose, tem visão Raio-X e consegue enxergar qualquer pessoa através do sinal Wi-Fi!

Emanuel Negromonte
3 minutos de leitura

Saindo do mundo da ficção e tornando-se real, o Facebook inova e torna cenas de filmes reais. A inspiração parece ser de um filme de ficção cientifica, mas agora faz parte do mundo palpável e muito, muito real. A novidade é que até o Wi-Fi já pode ser utilizado como vigilância, e a Inteligência Artificial do Facebook consegue fazer isso e muito mais. A nova IA do Facebook Meta, consegue saber exatamente qualquer pessoa está fazendo utilizando a conexão com a internet.

IA do Facebook, DensePose, consegue enxergar pelo Wi-Fi

DensePode é o nome da Inteligência artificial do Facebook que consegue enxergar qualquer pessoa pelo sinal do Wi-Fi e também com a ajuda de câmeras com visão Raio-X. A IA Meta consegue escanear até 24 regiões corporais e produzir uma imagem de quem estiver sendo monitorado por ela.

Em nota, Meta disse que tudo isso é uma nova abordagem cuja finalidade é mapear todos os pixels humanos, a tecnologia permite passar do 2D para 3D baseado na superfície exata do corpo humano.

Desenvolvimento da Inteligência Artificial Meta DensePose

Segundo informações, o desenvolvimento e aprimorando da IA segue com foco total. O código da DensePose é distribuído sob código aberto em seu Git. Em resumo, a IA transforma em coordenadas os invisíveis sinais Wi-Fi. Estes sinais, por sua vez, são rebatidos pelo corpo humano no ambiente, e assim acabam gerando uma silhueta que será decodificada.

Desenvolvemos uma rede neural profunda que mapeia a fase e a amplitude dos sinais Wi-Fi para coordenadas UV em 24 regiões humanas. Os resultados do estudo revelam que nosso modelo pode estimar a densidade da pose de várias pessoas, com desempenho visual comparável a abordagens baseadas em imagens, utilizando sinais Wi-Fi como a única entrada. Isso abre caminho para algoritmos de baixo custo, amplamente acessíveis e que preservam a privacidade para detecção humana

afirma o estudo.

Alguns pesquisadores já temem a coleta indevida de dados, imagens e até monitoramento. O mercado de IA tem crescido, ganhado força e criado bastante polêmica nos últimos anos. Agora, a nova IA entra no hall de criticidade e preocupação semelhante ao que anda ocorrendo com o ChatGPT e o Lensa.

Por fim, o Meta disse que atualmente o DensePose está sendo usado apenas para estudos. Além disso, a empresa também confirmou que isso vem sendo feito desde 2018, e que nada saiu de dentro do prédio da Meta, tudo anda sendo feito apenas internamente.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.