Notícias

22/11/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Facebook e Instagram ficam sem criptografia de ponta a ponta até 2023

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Os usuários do WhatsApp podem desfrutar dos benefícios da criptografia ponta a ponta, mas o mesmo não pode ser dito das mensagens enviadas pelo Facebook ou Instagram. Além do mais, isso não vai mudar tão cedo. De acordo com a empresa Meta, que controla os aplicativos, Facebook e Instagram ficam sem criptografia de ponta a ponta até 2023, pelo menos.

Embora a Meta (ou Facebook como era na época) tenha anunciado planos para introduzir mensagens criptografadas nas plataformas do Facebook e Instagram, houve fortes críticas de ativistas e organizações para a segurança infantil. Agora, a empresa disse que a criptografia de ponta a ponta não chegará até 2023.

Facebook e Instagram ficam sem criptografia de ponta a ponta até 2023

Facebook e Instagram ficam sem criptografia de ponta a ponta até 2023
Facebook e Instagram ficam sem criptografia de ponta a ponta até 2023

Escrevendo no Sunday Telegraph, Antigone Davis – chefe global de segurança da Meta – diz que a introdução da criptografia acontecerá cerca de um ano depois do planejado anteriormente. Reconhecendo que há muito a se considerar ao equilibrar segurança, privacidade e proteção, ela diz: “Continuaremos nos envolvendo com especialistas externos e desenvolvendo soluções eficazes para combater o abuso porque nosso trabalho nesta área nunca termina”.

Ela continua:

Estamos tomando nosso tempo para fazer isso direito e não planejamos terminar a implementação global da criptografia de ponta a ponta por padrão em todos os nossos serviços de mensagens até em 2023. Como uma empresa que conecta bilhões de pessoas ao redor do mundo e construímos tecnologia líder do setor, estamos determinados a proteger as comunicações privadas das pessoas e mantê-las seguras online.

Davis diz que mesmo quando as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, ainda é possível para Meta fornecer dados valiosos para agências de aplicação da lei quando necessário:

Mesmo com bilhões de pessoas já se beneficiando da criptografia de ponta a ponta, há mais dados do que nunca para a polícia usar para investigar e processar criminosos, incluindo números de telefone, endereços de e-mail e dados de localização. No inquérito anual mais recente da Europol às autoridades policiais e judiciais, 85 por cento dos inquiridos disseram que este era o tipo de dados mais frequentemente necessário nas investigações.

À medida que implementamos a criptografia de ponta a ponta, usaremos uma combinação de dados não criptografados em nossos aplicativos, informações de conta e relatórios de usuários para mantê-los seguros de forma protegida por privacidade e, ao mesmo tempo, ajudar nos esforços de segurança pública. Esse tipo de trabalho já nos permite fazer relatórios vitais para as autoridades de segurança infantil do WhatsApp.

Ela conclui: “Nossa análise recente de alguns casos históricos mostrou que ainda seríamos capazes de fornecer informações críticas às autoridades, mesmo se esses serviços tivessem sido criptografados de ponta a ponta. Embora nenhum sistema seja perfeito, isso mostra que nós pode continuar a deter os criminosos e apoiar a aplicação da lei”.

Via Betanews

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×