in

Facebook lança ferramenta para excluir dados usados em segmentação de anúncios

Isso deve garantir mais privacidade aos usuários.

Facebook lança ferramenta para excluir dados usados em segmentação de anúncios

O Facebook lançou a tão esperada ferramenta Clear History globalmente, como mencionado pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em seu blog. A medida é para dar mais controle aos usuários sobre a privacidade.Com a nova ferramenta do Facebook, será possível excluir dados que eram usados para a segmentação de anúncios de terceiros. Assim, o Facebook lança ferramenta para excluir dados usados em segmentação de anúncios.

A ferramenta Limpar histórico faz parte de uma nova opção nas configurações denominadas atividade fora do Facebook. A ferramenta de atividade Fora do Facebook permite que o usuário saiba quais terceiros interagem com suas redes sociais, mesmo quando não estão usando o Facebook.

Nova ferramenta do Facebook serve para excluir dados usados em segmentação de anúncios

Facebook lança ferramenta para excluir dados usados ??em segmentação de anúncios

O Facebook declarou que várias empresas enviam informações ao Facebook sobre as atividades de um usuário em seu site e aplicativo. Com base nestas informações, os usuários recebem anúncios direcionados. Através da ferramenta de atividades fora do Facebook, é possível obter acesso a essas informações e removê-las da conta.

Anteriormente, quando a ferramenta ainda estava em desenvolvimento, deveria ser chamada de Clear History Tool. No entanto, o Facebook achou que o nome poderia confundir o usuário. Pode-se confundir com uma ferramenta que remove os dados publicados na plataforma de mídia social. O nome dado à ferramenta agora fala claramente sobre o tipo de dados que serão descartados como atividade fora do Facebook.

O nome também separa os processos de coleta de dados e os de compartilhamento de dados. A coleta de dados pelos aplicativos não é um problema significativo entre os usuários, mas o compartilhamento e a maneira como os aplicativos não protegem os dados são a causa principal da existência de uma ferramenta de atividade fora do Facebook.

É um fato bem conhecido que os dados dos usuários são vendidos para oferecer suporte à Web gratuita e suportada por anúncios. Assim, a ferramenta de atividade Fora do Facebook os ajudará a restringir o uso de seus dados.

O escândalo do Cambridge Analytica no Facebook, no qual vazaram dados de cerca de 87 milhões de usuários do Facebook, levou a empresa a criar uma ferramenta através da qual o usuário pode restringir o uso de seus dados e remover os dados do histórico.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.