Facebook lança Libra, a criptomoeda própria

O Facebook finalmente revelou os detalhes de sua criptomoeda Libra. Ela permitirá comprar coisas ou enviar dinheiro para pessoas com taxas quase zero. Você comprará ou sacará seu Libra on-line ou em pontos de troca locais, como mercearias. O valor pode ser gasto usando aplicativos de carteira de terceiros interoperáveis ou a própria carteira do Facebook do Calibra, que será incorporada ao WhatsApp, Messenger e seu próprio aplicativo. Então, o Facebook lança Libra, a criptomoeda própria.

Assim, o Facebook lançou seu white paper explicando a Libra e sua rede de testes para resolver os problemas de seu sistema blockchain antes de um lançamento público no primeiro semestre de 2020.

Sem controle total do Facebook

O Facebook não controlará totalmente Libra, pois terá apenas um único voto em sua governança, como outros membros fundadores da Associação Libra. São eles: Visa, Uber e Andreessen Horowitz, que investiram pelo menos US $ 10 milhões cada nas operações do projeto. A associação promoverá a blockchain de código aberto Libra e a plataforma de desenvolvedor com sua própria linguagem de programação Move e empresas de assinatura para aceitar o Libra para pagamento e até mesmo dar descontos ou recompensas aos clientes.

O Facebook está lançando uma empresa subsidiária, também chamada Calibra, que lida com as transações de criptografia e protege a privacidade dos usuários, nunca misturando seus pagamentos de Libra com seus dados do Facebook. Então, não pode ser usado para a segmentação de anúncios. Sua identidade real não estará vinculada às suas transações visíveis publicamente. Porém, o Facebook/Calibra e outros membros fundadores da Associação Libra ganharão juros sobre o dinheiro que os usuários depositam e que é mantido em reserva para manter o valor de Libra estável.

Moeda virtual global

A audaciosa tentativa do Facebook de criar uma moeda digital global que promova a inclusão financeira para os sem-banco na verdade tem mais privacidade e descentralização embutida do que muitos esperavam. Em vez de tentar ter retorno imediato com a Libra, o Facebook está, ao invés disso, fazendo o jogo de longo prazo, puxando os pagamentos para o seu domínio on-line.

O vice-presidente de blockchain do Facebook, David Marcus, explicou o funcionamento da empresa e a ligação com sua principal fonte de receita. Foi durante um briefing no histórico edifício Mint, em São Francisco.

Se mais comércio acontecer, mais empresas pequenas venderão mais e mais plataformas, e vão querer comprar mais anúncios na plataforma, o que será bom para o nosso negócio de anúncios.

O risco e a recompensa de construir o novo PayPal

Com criptomoedas, o Facebook viu tanto uma ameaça quanto uma oportunidade. Eles mantiveram a promessa de mudar a forma como as coisas são compradas e vendidas, eliminando as taxas de transação comuns com cartões de crédito. Isso chega perigosamente perto do negócio de anúncios do Facebook que influencia o que é comprado e vendido.

Se um concorrente como o Google ou um iniciante construísse uma moeda popular e pudesse monitorar as transações, eles aprenderiam o que as pessoas compram e poderiam influenciar os bilhões gastos no marketing do Facebook.

Enquanto isso, os 1,7 bilhão de pessoas que não têm uma conta bancária podem escolher quem oferece a eles uma alternativa de serviços financeiros como seu provedor de identidade on-line. Essa é outra coisa que o Facebook quer ser.

No entanto, as criptomoedas existentes, como Bitcoin e Ethereum, não foram projetadas adequadamente para escalar para ser um meio de troca. Seu preço desequilibrado era suscetível a grandes e imprevisíveis oscilações, tornando difícil para os comerciantes aceitarem como pagamento. E criptomoedas perdem muito do seu potencial além da especulação. A menos que existam lugares suficientes que os aceitem ao invés de moedas comuns.

No entanto, com 7 milhões de anunciantes e 90 milhões de pequenas empresas, além de sua experiência com a experiência do usuário, o Facebook estava bem preparado para lidar com esse grande problema.

Agora Facebook quer fazer da Libra a evolução do PayPal. Espera-se que a Libra se torne mais simples de configurar, mais onipresente como método de pagamento, mais eficiente com menos taxas, mais acessível aos sem-banco, mais flexível graças aos desenvolvedores e mais duradouro por meio da descentralização.

 

Obterá sucesso?

Uma pessoa que trabalha no exterior tem uma maneira rápida e simples de enviar dinheiro para a família em casa, e um estudante universitário pode pagar o aluguel com a mesma facilidade com que pode comprar um café, escreveu o Facebook em sua documentação Libra.

Isso seria uma grande melhoria hoje, quando você está preso pagando aluguel em cheques sem segurança, enquanto os serviços de remessa cobram uma média de 7% para enviar dinheiro para o exterior, recebendo US $ 50 bilhões de usuários anualmente. O cliente da Libra também pode realizar microtransações que valem apenas alguns centavos que são inviáveis com as taxas de cartão de crédito, ou substituir o seu passe de transporte pré-pago.

… Ou poderia ser globalmente ignorado pelos consumidores, que vêem isso como um incômodo excessivo por pouca recompensa, ou muito pouco familiar e limitado em uso para atraí-los para o cenário financeiro moderno. O Facebook construiu uma reputação de produtos subutilizados e com excesso de engenharia. Vai precisar de toda a ajuda que conseguir se quiser substituir o que já está em nossos bolsos.

Como a Libra Funciona?

Até agora você sabe o básico de Libra. Dinheiro em moeda local, obter Libra, gastá-los como dólares sem grandes taxas de transação ou seu nome real anexado, descontá-los sempre que quiser. Sinta-se à vontade para parar de ler e compartilhar este artigo, se isso for tudo de que você gosta. Porém, há muitos outros detalhes fascinantes. O Facebook lançou mais de 100 páginas de documentação sobre Libra e Calibra.

A Associação Libra – A Nova Oligarquia da Criptografia

O Facebook sabia que as pessoas não confiariam nele para controlar completamente a criptomoeda que usavam. Além disso, queria ajuda para estimular a adoção. Assim, a rede social recrutou os membros fundadores da Libra Association, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona o desenvolvimento do token, a reserva de ativos reais que lhe dão valor e as regras de governança da blockchain.

Cada membro fundador pagou um mínimo de US $ 10 milhões para se tornar um operador de validação, ganhar um voto no conselho da Libra Association e ter direito a uma ação (proporcional ao seu investimento) dos dividendos de juros ganhos.

Os 28 membros em breve a serem fundadores da associação e suas indústrias, anteriormente relatados por Frank Chaparro, do The Block, incluem:

Aberto à concorrência

O Facebook diz que espera atingir 100 membros fundadores antes do lançamento oficial de Libra. Do mesmo modo, está aberto a qualquer um que atenda aos requisitos, incluindo concorrentes diretos como o Google ou o Twitter. A Associação Libra fica em Genebra, na Suíça, e se reunirá semestralmente. O país foi escolhido por seu status neutro e forte apoio à inovação financeira, incluindo a tecnologia blockchain.

Governança de Libra – Quem ganha um voto

Para ingressar na associação, os membros devem ter um espaço de servidor, uma conexão de internet dedicada de 100 Mbps ou superior, um engenheiro de confiabilidade de site em tempo integral e segurança de nível corporativo.

As empresas devem atingir um valor de mercado de US $ 1 bilhão ou US $ 500 milhões em saldos de clientes, atingir 20 milhões de pessoas por ano e/ou serem reconhecidos como líderes do setor por um grupo como a Interbrand Global ou a S & P.

Os investidores focados em criptografia devem ter mais de US $ 1 bilhão em ativos sob gestão. Os negócios da Blockchain devem estar no mercado por um ano, ter segurança e privacidade de nível empresarial e custódia ou estacamento de mais de US $ 100 milhões em ativos. E apenas um terço dos membros fundadores pode fazer negócios relacionados a criptografia com exceções individualmente convidadas.

O Facebook também aceita organizações de pesquisa como universidades, e organizações sem fins lucrativos cumprindo três das quatro qualidades. Porém, precisam trabalhar com inclusão financeira por mais de cinco anos, alcance multinacional para muitos usuários, uma designação top 100 do Charity Navigator ou algo parecido, e/ou US $ 50 milhões em orçamento.

Seleção de novos membros

A Associação de Libra será responsável por:

Um conselho com um representante de cada membro ajudará a escolher o diretor administrativo da associação que indicará uma equipe executiva e elegerá um conselho de 5 a 19 representantes de comando.

Cada membro, incluindo o Facebook/Calibra, terá apenas um voto ou 1% do total de votos (o que for maior) no conselho da Associação de Libra. Isso proporciona um nível de descentralização que protege contra o Facebook ou qualquer outro jogador que pretanda usar a Libra para seu próprio benefício.

Ao evitar a propriedade exclusiva e o domínio sobre Libra, o Facebook poderia evitar o escrutínio extra dos reguladores que já estão investigando para evitar abusos de privacidade, bem como um comportamento potencialmente anti-competitivo.

Em uma tentativa de antecipar as críticas dos legisladores, a Associação Libra escreve:

Congratulamo-nos com inquérito público e prestação de contas. Estamos comprometidos com um diálogo com reguladores e formuladores de políticas. Compartilhamos o interesse dos formuladores de políticas na estabilidade contínua das moedas nacionais.

A moeda de Libra – um Stablecoin

Uma Libra é uma unidade da criptomoeda de Libra que é representada por um caractere unicode de três linhas horizontais onduladas – como o dólar é representado por $. O valor de uma libria deve permanecer estável. Por isso é um bom meio de troca, já que os comerciantes podem ter certeza de que não receberão  amanhã menos que o valor de hoje. O valor de Libra está vinculado a uma cesta de depósitos bancários e títulos do governo de curto prazo para uma série de moedas internacionais historicamente estáveis. Estão incluídos: o dólar, a libra esterlina, o euro, o franco suíço e o iene. A Associação Libra mantém esta cesta de ativos e pode alterar o saldo de sua composição, se necessário, para compensar grandes flutuações de preços em qualquer moeda estrangeira, de modo que o valor de uma Libra permaneça consistente.

O nome Libra vem da palavra para uma unidade romana de medida de peso. Ele está tentando invocar uma sensação de liberdade financeira tocando no radical francês Lib, que significa livre.

A Associação Libra ainda está definindo o valor inicial exato para a Libra. Porém, já se sabe que deve ficar em torno de um valor comum, seja dólar, euro ou libra. Então é fácil conceituar. Dessa forma, um galão de leite nos EUA pode custar de 3 a 4 libras, semelhante, mas não exatamente o mesmo que com dólares.

A idéia é que você irá lucrar com algum dinheiro e manter um equilíbrio de Libra que você pode gastar com comerciantes e serviços on-line. Você poderá trocar sua moeda local por Libra e vice-versa por meio de determinados aplicativos de carteira, como o Calibra do Facebook, aplicativos de carteira de terceiros e revendedores locais, como lojas de conveniência ou mercearia, onde as pessoas já enviam seus planos de dados móveis.

A reserva de Libra – um para um

Cada vez que alguém desconta em um dólar ou em sua respectiva moeda local, esse dinheiro vai para a Reserva de Libra e um valor equivalente de Libra é cunhado e entregue a essa pessoa. Se alguém sai da Libra Association, o Libra que ele devolve é destruído/queimado e recebe o valor equivalente em sua moeda local.

Isso significa que sempre há 100% do valor do Libra em circulação garantido com os ativos do mundo real na Reserva de Libra. Nunca funciona fracionário.

 

Quando os membros da Associação Libra se juntam e pagam seu mínimo de US $ 10 milhões, recebem os Tokens de Investimento Libra. Sua participação no total de tokens se traduz na proporção do dividendo que eles ganham dos juros sobre os ativos na reserva. Esses dividendos só são pagos após a Associação Libra usar juros para pagar despesas operacionais, investimentos no ecossistema, pesquisa de engenharia e doações para entidades sem fins lucrativos e outras organizações. Esse interesse é parte do que atraiu os membros da Associação Libra. Se Libra se torna popular e muitas pessoas carregam um grande saldo da moeda, a reserva crescerá enormemente e ganhará um interesse significativo.

O Libra Blockchain – Built For Speed

Cada pagamento de Libra é permanentemente escrito no blockchain de Libra – um banco de dados criptografado autenticado que atua com razão online público projetado para lidar com 1000 transações por segundo. Isso seria muito mais rápido do que as 7 transações por segundo do Bitcoin ou do Bitcoin 15. O blockchain é operado e constantemente verificado pelos membros fundadores da Associação Libra, que investiram US $ 10 milhões ou mais para dar voz à governança da criptomoeda e operar um nó validador .

Quando uma transação é enviada, cada um dos nós executa um cálculo com base no razão existente de todas as transações. Graças a um sistema de tolerância a falhas, apenas dois terços dos nós devem chegar a um consenso de que a transação é legítima para que seja executada e gravada no blockchain. Uma estrutura de Merkle Trees no código torna simples reconhecer as alterações feitas no blockchain de Libra.

Com transações de 5KB, 1000 verificações por segundo verificações em CPUs de commodities e até 4 bilhões de contas, o blockchain de Libra deve ser capaz de operar a 1000 transações por segundo se tiver pelo menos 40Mbps e HDs de 16TB.

Segurança

 

Transações em Libra não podem ser revertidas. Se um ataque comprometer mais de um terço dos nós do validador causando uma bifurcação no blockchain, a Associação Libra diz que interromperá temporariamente as transações, descobrirá a extensão do dano e recomendará atualizações de software para resolver a bifurcação.

As transações não são totalmente gratuitas. Eles incorrem em uma pequena fração de um centavo para pagar pelo “gás” que cobre o custo de processamento da transferência de fundos similar ao da Ethereum. Essa taxa será insignificante para a maioria dos consumidores. Contudo, quando eles somarem as cobranças, isso impedirá que maus agentes criem milhões de transações para gerar ataques de spam e negação de serviço.

Tentamos propositalmente não inovar maciçamente no blockchain porque queremos que ele seja escalável e seguro, diz Marcus, que descreve os melhores elementos das criptomoedas existentes.

Atualmente, o blockchain da Libra é o que é conhecido como “permissão”, onde apenas entidades que preenchem certos requisitos e são admitidas em um grupo especial que define o consenso e controla a governança do blockchain. O problema é que essa estrutura é mais vulnerável a ataques e censura, porque não é verdadeiramente descentralizada.

Porém, durante a pesquisa do Facebook, não foi possível encontrar uma estrutura confiável e sem permissão que pudesse escalonar com segurança o número de transações que a Libra precisaria lidar. Adicionar mais nós reduz a velocidade e ninguém provou uma maneira de evitar isso sem comprometer a segurança.

Assim, o objetivo da Associação Libra é passar para um sistema sem permissão, baseado na prova de participação que protegerá contra ataques, distribuindo controle, incentivando a competição e diminuindo a barreira à entrada. Ele quer ter pelo menos 20% dos votos no conselho da Associação de Libra vindo de operadores com base em suas propriedades totais de Libra, em vez de seu status de membro fundador. Esse plano deve ajudar a apaziguar os puristas do blockchain que não ficarão satisfeitos até que Libra seja completamente descentralizada.

Move, a linguagem de codificação – para mover Libra

O blockchain do Libra é open source com uma licença do Apache 2.0 e qualquer desenvolvedor pode criar aplicativos que trabalhem com ele usando a linguagem de codificação Move. O protótipo do blockchain lança seu testnet. Então está efetivamente no modo beta do desenvolvedor até ser lançado oficialmente no primeiro semestre de 2020.

A Associação Libra está trabalhando com o HackerOne para lançar um sistema de recompensas no final deste ano que vai pagar aos pesquisadores de segurança para identificar com segurança as possíveis falhas. Enquanto isso, a Associação Libra está implementando o Libra Core usando a linguagem de programação Rust, já que foi projetada para evitar vulnerabilidades de segurança, e a linguagem Move ainda não está totalmente pronta.

Move foi criado para facilitar a gravação de código blockchain que segue a intenção de evitar bugs. Chama-se Move, porque sua função principal é mover as moedas de Libra de uma conta para outra e nunca permitir que esses ativos sejam duplicados acidentalmente. O código da transação principal se parece com: LibraAccount.pay_from_sender (recipient_address, amount)

Eventualmente, os desenvolvedores do Move poderão criar contratos inteligentes para interações programáticas com o blockchain da Libra. Até que o Move esteja pronto, os desenvolvedores podem criar módulos e scripts de transação para a Libra usando o Move IR, que é de alto nível. Ele é o suficiente para ser legível por humanos, porém baixo o suficiente para ser convertido em bytecode real do Move escrito no blockchain.

O ecossistema de Libra e a linguagem Move estarão completamente abertos para uso e construção, o que apresenta um risco considerável. Desenvolvedores podem atacar novatos em criptografia, alegando que seu aplicativo funciona exatamente como os legítimos, e que é seguro, já que ele usa o Libra. Mas, se os consumidores forem enganados por esses golpistas, será um problema para o Facebook. Ainda assim, o chefe de produtos da Calibra diz:

Não há planos para que a Libra Association assuma um papel em ativamente habilitar [desenvolvedores].

Mesmo que tenha tentado se distanciar suficientemente através de sua subsidiária Libra e da associação, muitas pessoas provavelmente sempre pensarão em Libra como criptomoeda do Facebook e culparão seus problemas.

Incentivos Libra – Recompensando os primeiros negócios

A Associação Libra quer incentivar mais desenvolvedores e comerciantes a trabalhar com sua criptomoeda. É por isso que planeja emitir incentivos, possivelmente moedas de Libra, para os operadores de validação. Estes podem conseguir que pessoas se inscrevam e usem Libra.

Carteiras que atraem os usuários através do processo de antifraude e lavagem de dinheiro do Know Your Customer ou que mantêm os usuários suficientemente ativos por mais de um ano serão recompensadas. Para cada transação processada, os comerciantes também receberão uma porcentagem da transação de volta.

As empresas que recebem esses incentivos podem mantê-las ou transferi-las para usuários, na forma de tokens gratuitos de libra ou descontos em suas compras. Isso poderia criar uma competição entre as carteiras para ver quais podem oferecer mais recompensas aos seus clientes e, assim, atrair a maioria dos usuários.

Você poderia imaginar o eBay ou Spotify dando-lhe um desconto para pagar em libra, enquanto os desenvolvedores de carteira podem oferecer tokens gratuitos se você completar 100 transações dentro de um ano.

Um desafio para o Spotify e seus usuários em todo o mundo tem sido a falta de sistemas de pagamento de fácil acesso – especialmente para mercados financeiramente carentes, afirma Alex Norström , Chief Executive Officer da Spotify. Ao ingressar na Associação Libra, há uma oportunidade para melhor alcançar o mercado total endereçável da Spotify, eliminar o atrito e permitir pagamentos em larga escala.

Esse sistema de incentivo inteligente deve ajudar a aumentar a contagem de usuários sem ditar como as empresas equilibram suas margens versus o crescimento. O Facebook também tem outro plano para expandir seu ecossistema de desenvolvedores. Ao oferecer empresas de capital de risco como a Andreessen Horowitz e Union Square, eles estão incentivando o financiamento de startups construindo infra-estrutura de Libra.

Usando a Libra

Então, como você realmente possui e gasta Libra? Através de carteiras Libra, como a própria Calibra, do Facebook, e outras que serão construídas por terceiros, potencialmente incluindo membros da Associação Libra, como o PayPal.

A ideia é enviar dinheiro para um amigo ou pagar por algo tão fácil quanto enviar uma mensagem no Facebook. Você não poderá fazer ou receber pagamentos reais até o lançamento oficial no próximo ano, porém poderá se inscrever para o acesso antecipado quando estiver pronto aqui.

Calibra a Libra

Nenhum dos membros da Associação Libra concordou em fornecer detalhes sobre o que exatamente eles construirão no blockchain, mas podemos usar a carteira do Facebook do Calibra como um exemplo da experiência básica.

O Calibra será lançado juntamente com a moeda Libra no iOS e Android no Facebook Messenger, WhatsApp e um aplicativo independente. Quando os usuários se inscreverem pela primeira vez, eles serão encaminhados por meio de um processo antifraude.

Os usuários deverão fornecer um documento de identidade com foto emitido pelo governo e outras informações de verificação. Eles precisarão conduzir a devida diligência aos clientes e relatar atividades suspeitas às autoridades.

De lá, você poderá fazer dinheiro com Libra, escolher um amigo ou comerciante, definir uma quantia para enviá-los e adicionar uma descrição e enviá-los para Libra. Você também poderá solicitar aLibra, e o Calibra oferecerá uma maneira rápida de pagar os comerciantes, digitalizando o seu código QR. Eventualmente, ele pode oferecer pagamentos e integrações na loja com sistemas Point of Sale, como o Square.

Os membros do e-commerce da Associação Libra parecem particularmente entusiasmados com a forma como o token poderia eliminar as taxas de transação e acelerar o processo de checkout.

Acreditamos que o blockchain beneficiará a indústria de luxo ao melhorar a proteção de IP, a transparência no ciclo de vida do produto e – como no caso da Libra – permitir o comércio eletrônico global sem problemas, afirma o CEO da FarFetch, José Neves.

Privacidade – pelo menos do Facebook

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou algumas das filosofias por trás de Libra e Calibra em um post .

É descentralizado – o que significa que é administrado por muitas organizações diferentes em vez de apenas uma, tornando o sistema mais justo no geral. Está disponível para qualquer pessoa com uma conexão à internet e tem baixas taxas e custos. E é garantido por criptografia que ajuda a manter seu dinheiro seguro. Essa é uma parte importante da nossa visão de uma plataforma social focada na privacidade – na qual você pode interagir de todas as formas que desejar, de mensagens a pagamentos seguros.

Por padrão, o Facebook não importará seus contatos ou suas informações de perfil. Contudo poderá perguntar se você deseja fazer isso. Ele também não compartilhará seus dados de transação no Facebook, por isso não será usado para segmentá-lo com anúncios, classificar seu feed de notícias ou, de outra forma, ganhar dinheiro diretamente no Facebook. Os dados só serão compartilhados em instâncias específicas de maneira anônima para pesquisa ou medição de adoção, para caçar fraudadores ou devido a uma solicitação da lei. E você nem precisa de uma conta no Facebook ou WhatsApp para se inscrever no Calibra ou usar o Libra.

Percebemos que as pessoas não querem que seus dados sociais e dados financeiros sejam misturados, diz Marcus, que agora é o chefe da Calibra. A realidade é que teremos muitas carteiras que competirão conosco e muitas delas não serão sociais. Se quisermos conquistar com sucesso a confiança das pessoas, temos que garantir que os dados sejam separados.

Reembolso

No caso de você ser hackeado, enganado ou perder o acesso à sua conta, o Calibra reembolsará você por moedas perdidas, quando possível, por meio do suporte por chat 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você não precisará se lembrar de senhas de criptografia longas e complexas que poderia esquecer e ficar com o dinheiro bloqueado, já que a Calibra gerencia todas as suas chaves para você. Dado que o Calibra provavelmente se tornará a carteira padrão para muitos usuários de Libra, essa proteção extra e uma experiência de usuário mais suave são essenciais.

Por enquanto, o Calibra não vai ganhar dinheiro. No entanto, se atingir escala, o Facebook poderia lançar outras ferramentas financeiras através do Calibra para monetizar, como investir ou emprestar.

Com o tempo, esperamos oferecer serviços adicionais para pessoas e empresas, como pagar contas apertando apenas um botão, comprar uma xícara de café com a digitalização de um código ou andar em seu transporte público local sem precisar levar dinheiro ou um passe de metrô, escreve a equipe do Calibra.

Isso faz com que pareça muito parecido com o aplicativo WeChat, da China.

Uma moeda global

O Facebook tem pelo menos uma certeza: o dinheiro de hoje não funciona para todos. Aqueles de nós que vivem confortavelmente em nações desenvolvidas provavelmente não vêem as dificuldades que recaem sobre os trabalhadores migrantes ou os sem-banco no exterior.

Prejudicados por credores gananciosos do payday e serviços de remessas de alta taxa, alvo de assaltantes, e deixados de fora dos serviços financeiros tradicionais, os pobres ficam mais pobres.

A Libra tem o potencial de obter mais dinheiro de pais que trabalham para suas famílias e ajudar as pessoas a manter o crédito, mesmo se eles não possuem bens físicos.

Se o Facebook for bem-sucedido e muitas pessoas ganharem dinheiro para Libra, ele e outros membros fundadores da Associação Libra poderão ganhar grandes dividendos em cima disso. E se de repente se tornar super rápido para comprar coisas através do Facebook usando Libra, as empresas aumentarão seus gastos com publicidade lá. Porém, se a Libra for hackeada ou não for confiável, pode custar caro a muitas pessoas ao redor do mundo,levando a desconfianças em relação a criptomoedas.

E ao oferecer uma plataforma Libra aberta, os desenvolvedores maliciosos poderiam criar aplicativos que capturassem não apenas as informações pessoais das pessoas, como o Cambridge Analytica, mas também seu dinheiro digital.

Assim, o Facebook apenas tentou reinventar o dinheiro. No próximo ano, veremos se a Associação  Libra pode mesmo fazer isso. Foram mais de 4000 palavras para explicar a Libra, mas pelo menos agora você pode decidir se deve ter medo da criptografia do Facebook.

Fonte

Sair da versão mobile