Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

01/05/2021 às 20:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Facebook Messenger e Instagram Direct estão longe de adicionar criptografia P2P

As conversas criptografadas de ponta a ponta em sendo adicionadas em muitas redes sociais. Hoje em dia, mais usuários do que nunca estão cientes de como é vital manter as conversas longe de olhares indiscretos. Aplicativos como Signal e Telegram ganharam novos seguidores no início deste ano, depois que o WhatsApp lançou uma atualização de política de privacidade, chamando a atenção para a importância da implementação de segurança extra para ferramentas de comunicação. Ontem, o Facebook voltou a se comprometer em trazer a criptografia de ponta a ponta (P2P) tanto para o Messenger quanto para o Instagram Direct, mas pode demorar mais do que alguns usuários estão dispostos a esperar.

A verdade é que o Facebook Messenger e Instagram Direct estão longe de adicionar criptografia de ponta a ponta. Embora o Facebook continue trabalhando no recurso para seus clientes de mensagens, nenhum dos aplicativos será criptografado até 2022.

Apesar de ser uma tecnologia esperada pela maioria dos usuários do Facebook e do Instagram, talvez tenhamos que esperar mais do que imaginávamos. O anúncio veio como parte de um workshop mais amplo realizado para discutir o futuro da comunicação privada.

Criptografia de ponta a ponta no Facebook e no Instagram

O Facebook destaca seu recente recurso “Vanish Mode” como uma forma de promover a privacidade ao usar seus aplicativos de bate-papo, mas sem criptografia de ponta a ponta, fica atrás da maioria da concorrência. O Google adicionou criptografia ao RCS em dezembro, enquanto o sucesso contínuo do Signal e do Telegram mostra uma consciência crescente sobre a privacidade entre os consumidores em geral.

Inclusive, foi uma excelente sacada do Signal e do Instagram, a implantação da criptografia de ponta a ponta, uma vez que ganharam e continuam ganhando muitos usuários nos últimos meses. As empresas parecem empenhadas em atrair os usuários baseado na demanda deles.

O Facebook diz que quaisquer proteções já existentes no Messenger e no Instagram Direct funcionarão com criptografia assim que for lançado, com “recursos de segurança fortes” adicionais planejados para seus serviços.

No entanto, as declarações do Facebook não ajudarão ninguém que tem esperança de que qualquer um dos aplicativos ganhe um grande impulso em privacidade este ano. Infelizmente, ao que parece, só veremos o recurso no próximo ano.

Esperamos que, ao menos, a criptografia de ponta a ponta chegue no Messenger e no Direct do Instagram já no início do ano, já que os usuários já esperaram muito por isso. Até porque, se o Facebook quiser, ele faz isso em com extrema rapidez.

Via: AndroidPolice

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.