Facebook precisa atrasar o lançamento da Libra se ele realmente quiser trabalhar com os reguladores

O Facebook precisa atrasar o lançamento da Libra se ele realmente quiser trabalhar com os reguladores. Imagem: Reprodução / The Next Web.

O Facebook, o gigante tecnológico americano conhecido por seu manuseio incorreto dos dados dos clientes e a interferência na democracia, pode não fazer o lançamento de sua criptomoeda Libra a tempo, de acordo com as diretrizes de reguladores ao redor do mundo.

Mark Nikolier, co-fundador do Facebook, disse ao site Nikkei:

Nos últimos anos, há muitas questões sociais importantes nas quais o Facebook e as outras grandes empresas de internet estão realmente no centro.

Antes de escândalos, como o fiasco de dados da Cambridge Analytica, o bilionário técnico disse que a abordagem do Facebook consistia em criar uma ferramenta e corrigir retroativamente quaisquer problemas se as pessoas a usassem de maneira ruim, mas eventos recentes mostraram que essa abordagem não é mais válida.

Levantando sobrancelhas

Os planos do Facebook de entrar no espaço da moeda digital com o lançamento da Libra estimularam reguladores e governos em todo o mundo, que temem o potencial impacto do projeto no sistema financeiro mundial.

Até agora, o Facebook insistiu em seu plano de fazer o lançamento da Libra em 2020, mas Zuckerberg, que descreve a moeda como uma maneira de envolver economias emergentes no sistema financeiro, foi rápido em destacar a necessidade de diálogo com os reguladores.

Ele disse:

Muitas pessoas tiveram perguntas e preocupações, e estamos comprometidos em garantir que trabalhemos com todos elas antes de avançar.

E acrescentou:

Obviamente, queremos avançar em algum momento em breve [e] não levaremos muitos anos para lançar […] Mas agora estou realmente focado em garantir que façamos isso bem.

Ele também observou:

Parte da abordagem e como mudamos é que agora, quando fazemos coisas que serão muito sensíveis para a sociedade, queremos ter um período em que possamos sair e conversar sobre eles, consultar pessoas e obter feedback e trabalhar com os problemas antes de lançá-los. E essa é uma abordagem muito diferente da que poderíamos ter adotado cinco anos atrás. Mas acho que é o caminho certo para fazermos isso na escala em que operamos.

O Facebook insiste em seu plano de fazer o lançamento da Libra em 2020.

A velocidade pode ser essencial, mas…

Embora Zuckerberg não tenha confirmado – ou negado – qualquer alteração nos planos de lançamento do Facebook, sua aparente disposição de cooperar com os reguladores certamente poderia causar sérios atrasos, porque, vamos ser sinceros, os órgãos do governo não são necessariamente conhecidos por se mover rapidamente.

Mas, nesse caso, e dado o alcance global do Facebook (e a história já conturbada), é preciso ter cautela.

Por um lado, não há muito entusiasmo com a perspectiva de o Facebook criar e emitir seu próprio dinheiro digital. Mas, se o fizer, só podemos esperar que esteja sujeito ao mesmo nível de escrutínio que os bancos e as empresas de tecnologia.

Por tanto tempo, o Facebook manteve publicamente (e convenientemente) que é uma plataforma de tecnologia, e não um editor ou uma empresa de mídia.

E embora tenha delegado a criação e emissão da Libra à Libra Association, é hora do bebê de Zuckerberg finalmente crescer – porque desta vez, há dinheiro envolvido.

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Fonte: The Next Web

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