Facebook quer competir com o Google Stadia

O Facebook quer competir diretamente com o Google no mercado de streaming de jogos. As perspectivas de crescimento são muito boas para os próximos anos, apesar de alguns problemas neste primeiro momento com o Google Stadia, como a falta de jogos e o preço cobrado, além da banda consumida.

Então, para não perder o bonde em relação aos videogames, a empresa tem feito alguns esforços neste sentido. Para reforçar o chamado Facebook Gaming, a empresa adquiriu a produtora de Madri PlayGiga. É uma pequena startup que oferece serviços de videogame baseados em nuvem, nos quais o Facebook pode consolidar sua construção de jogos pelos próximos anos.

Facebook quer competir com o Google Stadia

Alguns dias atrás, o caderno Cinco Dias do jornal El País divulgou a operação falando sobre o Facebook negociando a compra da PlayGiga por 70 milhões de euros. Infelizmente, embora o Facebook tenha confirmado a compra à CNBC, os números das transações não foram muito bons. Então o número mais indicativo que temos é o do jornal espanhol.

Em seu site, a PlayGiga publicou a seguinte mensagem em inglês:

Temos o prazer de anunciar que a equipe PlayGiga está caminhando para algo novo. Continuaremos a trabalhar nos jogos na nuvem, agora com uma nova missão . Queremos agradecer a todos os nossos parceiros e clientes pelo apoio ao longo dos anos.

O Facebook disse o mesmo à CNBC:

Estamos felizes em receber o PlayGiga na equipe de jogos do Facebook.

Nesse sentido, o Facebook afirma que o Facebook Gaming, lançado no ano passado, já possui 700 milhões de usuários mensais, um valor que não é desprezível.

Até agora, a PlayGiga, fundada em 2013, concentrava-se em fornecer uma infraestrutura com baixa latência e alto desempenho. São mais de 300 jogos de 60 estúdios. Além disso, desenvolve, junto com as operadoras, soluções para streaming de jogos em 5G, como um serviço no qual você usa a plataforma Intel Visual Cloud.

Para o usuário final, a PlayGiga possuía a plataforma WADE, semelhante ao Google Stadia, que oferece o WADE BOX, uma caixa com HDMI, controle remoto, um cabo HDMI, um adaptador Ethernet e 50 jogos. O preço da assinatura variava entre seis e oito euros por mês. Porém, o WADE BOX foi encerrado em 3 de dezembro.

Teremos que esperar um pouco para ver o que sai dessa aquisição. Entretanto, o Facebook, possui muita capacidade de investimento e produtos como os da Oculus. Este poderá ser um diferencial dos concorrentes em uma eventual oferta de jogo em Streaming 5G ou outras redes.

Fonte: Genbeta

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile