in

Facebook revela torre para aumentar a conectividade em áreas rurais

Torre SuperCell aumenta a amplitude da conectividade

facebook-revela-torre-para-aumentar-a-conectividade-em-areas-rurais
Imagem: FACEBOOK Engineering

Aliada aos esforços para ajudar a expandir a conectividade em todo o mundo, o Facebook  está criando um protótipo de uma torre, denominada SuperCell para aumentar a conectividade. A torre é uma solução de cobertura de área ampla para aumentar a conectividade móvel em áreas rurais e está sendo testada pelo Facebook.

O Facebook parece estar pronto para compartilhar seus testes e análise de dados produzidos com parceiros da indústria de telecomunicações. Eles esperam que os resultados conseguidos sejam usados pela indústria de telecomunicações para trazer a tecnologia ao mercado e ajudar a expandir a cobertura móvel em áreas rurais de uma forma sustentável e econômica.

O SuperCell foi projetado para ser uma alternativa econômica e confiável aos locais de macrocélulas tradicionais e para atender melhor à necessidade de conectividade em áreas rurais. Essas macrocélulas que são tradicionalmente usadas para fornecer conectividade móvel para áreas urbanas simplesmente não são economicamente viáveis ??para comunidades remotas.

A lacuna na cobertura em áreas rurais

De acordo com a GSMA (Sistema Global para Comunicações Móveis), 600 milhões de pessoas no mundo vivem fora das áreas cobertas por redes de banda larga móvel. Essa lacuna de cobertura está especialmente concentrada em áreas rurais e remotas.

As operadoras de rede móvel enfrentam muitos desafios quando se trata de reduzir a lacuna de cobertura, principalmente pelo alto custo. Eles também tendem a ser menos densamente povoados, ter uma topografia acidentada e não ter backhaul e energia de rede com boa relação custo-benefício, dificultando a expansão da cobertura móvel nessas áreas.

O SuperCell é uma solução de cobertura de grande área que aproveita torres de até 250 metros de altura e antenas de alto ganho com setores estreitos para aumentar o alcance e a capacidade da cobertura de dados móveis. Essa tecnologia pode e muito diminuir essa lacuna existente.

Dados da SuperCell montada para aumentar conectividade

Na análise do Facebook, descobriram que uma estação base SuperCell de 36 setores montada em uma torre de 250 metros pode servir uma área de cobertura geográfica até 65 vezes maior do que uma macro estação base rural de três setores padrão em uma torre de 30 metros na mesma topografia.

facebook-revela-torre-para-aumentar-a-conectividade-em-areas-rurais
Imagem: FACEBOOK Engineering

Em uma análise de regiões descobertas na Nigéria, usando dados de densidade populacional disponíveis publicamente juntamente com insights das ferramentas de planejamento de rede avançado da conectividade do Facebook, determinaram que uma única SuperCell poderia substituir 15 a 25 macrocélulas tradicionais, ou centenas de células pequenas, para fornecer cobertura para o mesmo número de pessoas. E o mais importante: uma rede de SuperCélulas poderia ser implantada com um custo total de propriedade (TCO) mais de 33% menor em comparação com uma rede de macrocélulas.

Esses são só alguns dos dados compartilhados pelo Facebook. Você pode obter mais informações diretamente no artigo publicado no FACEBOOK Research.

Com informações de: FACEBOOK engineering