Tutoriais

10/11/2021 às 18:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Fadado ao fracasso Microsoft abandona UWP e se torna nativo!

UWP teve incentivo de uso no Windows 8 em 2012, agora a Microsoft desiste e o chama de obsoleto!

Fadado ao fracasso Microsoft abandona UWP e se torna nativo!

A Microsoft tem dançado conforme a música e a tendência que pensou que iria vir para ficar deu muito errado. O UWP, que muitos chamam de aplicativos Metro ou Windows Store não vingou. A ideia começou com o Windows 8 e não agradou a ninguém. No entanto, a Microsoft agora está voltando silenciosamente às APIs nativas do Windows (anteriormente chamadas de API Win32).


Todos os recursos da IU que o UWP possui serão transferidos para a API nativa do Windows. E todo o desenvolvimento futuro da interface do usuário, também conhecido como WinUI 3, será desenvolvido apenas para o SDK de API do Windows nativo. A UWP obterá atualizações de segurança e de bugs, mas nenhum recurso novo.

O Windows App SDK se concentra em capacitar os desenvolvedores a criar os aplicativos mais produtivos no Windows”, explica Thomas Fennel, da Microsoft. “Para conseguir isso, estamos usando os tipos de projeto de desktop existentes [e não UWP] como a base do Windows App SDK, devido à grande quantidade de APIs de desktop existentes e à compatibilidade que os tipos de projeto de desktop fornecem.

Para quem não entendeu sobre o assunto, o Windows App SDK basicamente pega as principais tecnologias UWP e novas tecnologias, como WinUI 3, que não serão portadas para UWP e as disponibiliza aos desenvolvedores de uma forma que não está vinculada a versões específicas do Windows (como foi o caso com recursos UWP individuais).

Dessa forma, a Microsoft pode “oferecer a agilidade e a compatibilidade com versões anteriores de que os desenvolvedores precisam para alcançar todo o ecossistema do Windows”, sem deixar os desenvolvedores malucos.

Futuro do UWP

No futuro, o UWP receberá apenas “correções de bugs, confiabilidade e segurança”, e não novos recursos, pela forma como diz a Microsoft, indica que agora ele está obsoleto. Os desenvolvedores com aplicativos UWP no mercado que “estão satisfeitos com a funcionalidade atual em UWP” podem, é claro, continuar usando o UWP. Mas aqueles que desejam “os recursos mais recentes de tempo de execução, linguagem e plataforma”, incluindo WinUI 3, WebView 2, .NET 5, com compatibilidade total com o Windows 10 versão 1809 ou mais recente e quaisquer novos recursos futuros, terão que migrar seus aplicativos para o SDK do aplicativo do Windows.

Eu sei que este é um assunto controverso para alguns. Mas, para reiterar o óbvio, a Microsoft disse à imprensa anos atrás, literalmente, que estava matando a UWP. E apesar de suas não explicações públicas mesquinhas sobre este tópico, essas novas informações representam uma confirmação oficial e pública de que deu o primeiro passo oficial em direção ao futuro do desenvolvimento de aplicativos do Windows. Que são aplicativos de desktop desenvolvidos com Windows App SDK, e não UWP.

A boa notícia, é claro, é que os desenvolvedores que investiram tempo em aprender UWP e criar aplicativos UWP podem aplicar seu conhecimento e experiência para criar novos aplicativos SDK do Windows App ou migrar aplicativos existentes para esta plataforma aprimorada e com suporte total. Portanto, embora a UWP possa estar em transição para a fase de manutenção de seu ciclo de vida, aqueles que a apoiam podem continuar avançando. Gente, por mais maluca que seja, isso é uma boa notícia.

Fonte: Docs Microsoft, Thurrot, Mangolassi

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.