Notícias

30/10/2021 às 08:58

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Falantes do hebraico ridicularizam novo nome do Facebook!

Na língua hebraica, agora o Facebook se chama Morta

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Fomos pegos de surpresa com a decisão do Facebook de mudar de nome. A empresa agora se chama “Meta” e o anúncio dessa mudança aconteceu ontem, em uma conferência anual da empresa. No entanto, assim que os falantes do idioma hebraico souberam do nome escolhido pelo Facebook, logo ridicularizaram a escolha.

falantes-do-hebraico-ridicularizam-novo-nome-do-facebook
Imagem: AndroidPolice

A ridicularização aconteceu por uma questão muito simples. É que, a palavra Meta em hebraico soa como “morto”. Para ser preciso, Meta é pronunciado como a forma feminina da palavra hebraica, ou seja, Morta.

Várias pessoas usaram suas contas do Twitter para compartilhar sua opinião sobre o nome com a hashtag #FacebookDead (Facebook Morto). O BBC News aponta que, até os voluntários do resgate de emergência Zaka se envolveram, dizendo aos seus seguidores no Twitter: “Não se preocupem, estamos nisso”.

Outro usuário do Twitter disse: “Obrigado por fornecer a todos os falantes de hebraico um bom motivo para rir”. Apesar dessa tradução um tanto quanto sem vida (risos deste autor), isso até gera uma atenção para a nova marca do Facebook.

Outras empresas já foram ridicularizadas por traduções da marca anteriormente: O Facebook não é a única “meta” de ataque (de risos) de outras nações

O Facebook não é a única empresa a ser ridicularizada pelas traduções de sua marca. O BBC News listou algumas outras para lembrarmos disso. Aqui estão alguns exemplos de quando as coisas pareceram estranhas na tradução:

Coma seus dedos: Quando o KFC chegou à China nos anos 80, seu lema “lambendo o dedo é bom” não agradou muito aos habitantes locais. A tradução do lema em mandarim era “coma seus dedos”. No entanto, como aponta o BBC, isso não prejudicou muito a empresa. A KFC é uma das maiores redes de fast food do país.

Estrume: A Rolls-Royce mudou o nome de seu carro Silver Mist como a tradução de névoa é “excremento” em alemão. O carro foi nomeado Silver Shadow em vez disso.

Enquanto isso, quando a Nokia lançou seu telefone Lumia em 2011, não obteve exatamente a reação que esperava. Em espanhol, Lumia é sinônimo de prostituta, embora aparentemente só apareça em dialetos com forte influência cigana. apontou o BBC.

Honda, entretanto, teve uma sorte de escapar. Quase chamou seu novo carro de Fitta, que é uma descrição vulgar para vagina em sueco. Aparentemente, não foi traduzido bem em vários outros idiomas. Aparentemente, o problema foi detectado no início e foi tomada a decisão de nomear o veículo como Jazz na maioria dos países.

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×