Falha de plug-in do WordPress permite controlar sites por completo!

Por Fábio Trentino 3 minutos de leitura

Certamente, encontrar vulnerabilidades de segurança é uma parte importante para proteger os sites de clientes e melhorar o firewall de aplicativos da web gerenciados. Eventualmente, é isso que o WebARX está analisando nos plug-ins do WordPress. Assim, estão em busca de problemas de segurança e relatando-os posteriormente a desenvolvedores ou organizações competentes. Entãoo, neste post veja que uma falha de plug-in do WordPress permite controlar sites por completo!

Ao fazer a pesquisa, encontramos uma vulnerabilidade no popular plug-in do WordPress, Simple Social Buttons, sendo que, o mesmo permite que usuários não administradores modifiquem as opções de instalação do WordPress.

Visão geral do software

Sabemos que o plugin WordPress Simple Social Buttons é um popular plugin pago e gratuito que possui a possibilidade de adicionar botões de compartilhamento de mídia social na barra lateral, inline, acima e abaixo do conteúdo do post, em fotos, popups, fly-ins.

A princípio, o plugin tem mais de 40.000+ instalações ativas de acordo com o repositório WordPress Plugin e mais de 500.000 downloads de acordo com o fornecedor de plugins WPBrigade.

Descrição da Vulnerabilidade

Primeiramente, o fluxo de design de aplicativo é inadequado, encadeado e com falta de verificação de permissão.

Dessa maneira, resultou em escalonamento de privilégios e ações não autorizadas na instalação do WordPress. Portanto, isso permite que usuários não administradores, até mesmo usuários do assinante, modifiquem as opções de instalação do WordPress na tabela wp_options. Veja a imagem a seguir.

Como pode ser visto na captura de tela acima, uma função iria iterar pelo objeto JSON fornecido na solicitação.  Além disso, atualizaria todas as opções. Isto seria feito com option_name da object key e option_value de um valor de chave. Tudo sem verificar se o usuário atual tem permissão para gerenciar opções ou desde que option_name pertença a esse plugin.  Além disso, se você quiser saber como se dá a falha, há um vídeo detalhado.

Conclusão

Se o seu site usa o plugin do WordPress “Simple Social Buttons“, você deve atualizá-lo para a versão mais recente o mais rápido possível. Uma vulnerabilidade descrita afeta as versões do plug-in da versão 2.0.4 e anterior à 2.0.22, na qual os desenvolvedores introduziram o patch.

Dessa maneira, a vulnerabilidade foi descoberta e relatada em 7 de fevereiro de 2019. Assim, uma versão corrigida foi lançada apenas um dia depois, em 8 de fevereiro de 2019.

Contudo, os usuários do WebARX estão seguros. Isto porque as regras foram enviadas para o firewall no dia da devida descoberta. No entanto, se você for um usuário do WebARX, certifique-se de atualizar o plug-in o mais rápido possível.

Share This Article
Sair da versão mobile