Falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Muitos sites – incluindo páginas de bancos, corretoras e serviços de jogos – foram afetados por pouco mais de uma hora nesta quinta-feira, como parte de uma grande interrupção da Internet. Durante a interrupção, os consumidores não conseguiram acessar serviços como Ally Bank, Fidelity, PlayStation Network da Sony, Airbnb e muito mais. Vários sites de companhias aéreas também foram afetados: os sites da Delta, British Airways e Southwest estavam fora do ar ou tinham funcionalidades importantes, como check-ins de voos interrompidos. Portanto, uma falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta.

Muitos sites parecem estar funcionais novamente depois que a Akamai, uma rede de distribuição de conteúdo que hospeda grande parte da Internet, começou a implementar uma correção para seu serviço. “Continuamos monitorando a situação e podemos confirmar que isso não foi resultado de um ataque cibernético à plataforma Akamai”, disse a Akamai por e-mail ao site The Verge.

Rapidamente ficou claro que a Akamai estava envolvida, com muitos sites atribuindo as interrupções ao provedor de CDN. Os pontos de venda maiores incluíram a Autoridade de Transporte Metro de Nova York e o The Times of India, que tuitou que as interrupções no serviço foram devido à Akamai. O CEO da Cloudflare interveio para dizer que seu serviço não é o culpado.

Falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta

Os serviços de jogos também foram duramente atingidos pelos problemas da Internet. O DownDetector relatou um pico de mais de 40.000 usuários que estavam tendo problemas com a PlayStation Network, e a loja Steam também tinha problemas de funcionalidade. O DownDetector também acusou problemas com jogos como Fortnite e Call of DutyA página de status da PSN da Sony reconheceu um problema: “Os serviços da PlayStation Network estão funcionando, mas há problemas externos em toda a Internet que podem afetar sua experiência”, escreveu a empresa.

Falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta
O mapa ao vivo do Pingdom mostra que o problema era global.

No que diz respeito aos serviços mais essenciais, vários sites de bancos também pareceram ter ficado inoperantes durante a interrupção, e houve relatos de sistemas 911 inoperantes em vários estados. 

Interrupções como essa mostram que, embora a web seja descentralizada em teoria, a funcionalidade de muitos sites importantes depende de um punhado de empresas. Em junho, um único cliente encontrou um bug que interrompeu o serviço CDN do Fastly com consequências para empresas e usuários em geral. Do mesmo modo, problemas com os serviços da Web da Amazon também causaram grandes interrupções no passado.

Via The Verge

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.