Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

22/07/2021 às 14:56

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta

Falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta

Muitos sites – incluindo páginas de bancos, corretoras e serviços de jogos – foram afetados por pouco mais de uma hora nesta quinta-feira, como parte de uma grande interrupção da Internet. Durante a interrupção, os consumidores não conseguiram acessar serviços como Ally Bank, Fidelity, PlayStation Network da Sony, Airbnb e muito mais. Vários sites de companhias aéreas também foram afetados: os sites da Delta, British Airways e Southwest estavam fora do ar ou tinham funcionalidades importantes, como check-ins de voos interrompidos. Portanto, uma falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta.

Muitos sites parecem estar funcionais novamente depois que a Akamai, uma rede de distribuição de conteúdo que hospeda grande parte da Internet, começou a implementar uma correção para seu serviço. “Continuamos monitorando a situação e podemos confirmar que isso não foi resultado de um ataque cibernético à plataforma Akamai”, disse a Akamai por e-mail ao site The Verge.

Rapidamente ficou claro que a Akamai estava envolvida, com muitos sites atribuindo as interrupções ao provedor de CDN. Os pontos de venda maiores incluíram a Autoridade de Transporte Metro de Nova York e o The Times of India, que tuitou que as interrupções no serviço foram devido à Akamai. O CEO da Cloudflare interveio para dizer que seu serviço não é o culpado.

Falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta

Os serviços de jogos também foram duramente atingidos pelos problemas da Internet. O DownDetector relatou um pico de mais de 40.000 usuários que estavam tendo problemas com a PlayStation Network, e a loja Steam também tinha problemas de funcionalidade. O DownDetector também acusou problemas com jogos como Fortnite e Call of DutyA página de status da PSN da Sony reconheceu um problema: “Os serviços da PlayStation Network estão funcionando, mas há problemas externos em toda a Internet que podem afetar sua experiência”, escreveu a empresa.

Falha na internet tira do ar bancos, corretoras, PSN, Steam Store e muito mais em todo o planeta
O mapa ao vivo do Pingdom mostra que o problema era global.

No que diz respeito aos serviços mais essenciais, vários sites de bancos também pareceram ter ficado inoperantes durante a interrupção, e houve relatos de sistemas 911 inoperantes em vários estados. 

Interrupções como essa mostram que, embora a web seja descentralizada em teoria, a funcionalidade de muitos sites importantes depende de um punhado de empresas. Em junho, um único cliente encontrou um bug que interrompeu o serviço CDN do Fastly com consequências para empresas e usuários em geral. Do mesmo modo, problemas com os serviços da Web da Amazon também causaram grandes interrupções no passado.

Via The Verge

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.