Notícias

18/10/2021 às 13:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Falha na OVH derruba sites franceses!

A falha deixou os sites inacessíveis por mais de uma hora

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Na última quarta-feira, foi impossível conectar-se a muitos sites franceses por mais de uma hora. De acordo com inúmeros relatórios, uma falha na OVH acabou derrubando milhares de sites franceses.

Em um minuto, várias centenas de sites se recusaram a carregar, a OVH passava por problemas técnicos. No início do dia, o anfitrião anunciou uma manutenção entre as 9h00 e as 10h30. Muitos utilizadores da Internet afirmaram então ser esta a origem do problema.

No Down Detector e no Twitter, os relatórios só aumentaram. Poucos meses após o incêndio que devastou os data centers da empresa, milhares de usuários não têm mais acesso à sua ferramenta de trabalho.

Poucos minutos antes do início dos problemas, o anfitrião afirmou no Twitter estar”na ponte para responder aos seus pedidos”. Uma coincidência que pode não ser, então. A informação foi finalmente confirmada pelo seu CEO Octave Klaba: “Na sequência de um erro humano durante a reconfiguração da rede do nosso DC em VH (US-EST), temos um problema em todo o backbone. Vamos isolar o DC VH e então consertar a conf”.

O erro em questão teria ocorrido após uma cópia e colagem incorreta por parte de um técnico, mas Octave Klaba apagou rapidamente o tweet que evoca essa precisão, relata o PhonAndroid.

A falha na OVH durou pouco mais de uma hora

falha-na-ovh-derruba-sites-franceses
Imagem: Portal do Host

Finalmente, por volta das 10h30, todos os sites afetados pela interrupção reapareceram online. No Twitter, Octave Klaba explicou que foi necessário cortar “o roteador com a configuração D2 ruim” para que as coisas voltassem ao normal.

Além disso, embora tudo já tivesse resolvido, depois de uma hora, muitos na rede social continuam reagindo ao evento. É preciso dizer que, recentemente, os usuários da Internet viram falhas se seguirem.

Sites Franceses afetados pela falha da OVH

Assim como aconteceu com o incêndio nos centros de dados da OVH em Estrasburgo em março passado, esta falha afetou um grande número de sites franceses. No Down Detector, vários deles falaram para alertar seus usuários sobre a manutenção contínua.

Abaixo, o pessoal do PhanAndroid listou os mais importantes sites afetados pela falha:

  • Interflora (que aliás se divertiu declarando que seu site havia “travado”);
  • l’aéroport de Strasbourg (Aeroporto de estrasburgo);
  • data.gouv.fr;
  • Démarches Simplifiées (Procedimentos simplificados);
  • arretsurimages.net;
  • lucca.fr;
  • macg.co;

De acordo com o PhanAndroid, em teoria, nenhum dado desses sites foi perdido. Por enquanto, não há reclamações sobre o assunto. Provavelmente, isto se deve à recente medida da OVH de tornar o backup automático gratuito para todos. Esperamos que nada tenha vazado no evento!

Via: PhonAndroid

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×