Backup do iCloud falha e atinge usuários do iOS 16.3

Mais uma atualização do sistema da Apple que vem com bug

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A Apple parece não estar muito atenta às falhas em seus sistemas antes de os lançar ao público. A empresa tem lançado grandes atualizações do iOS com bugs. Inclusive, o iOS 16.3 trouxe uma falha no backup do iCloud.

iOS 16.3 traz falha no backup do iCloud

A primeira atualização do iOS 16 teve uma série de problemas que afetaram a vida de muitos usuários que prontamente instalaram a atualização no primeiro dia. As coisas melhoraram com o lançamento das atualizações do iOS 16.1 e do iOS 16.2.

Mais recentemente, o iOS 16.3 começou a ser lançado para os iPhones, prometendo mais correções, incluindo o desagradável problema de linhas horizontais com a série iPhone 14 Pro. Apesar das correções, a atualização mais recente do iOS também trouxe alguns problemas.

falha-no-backup-do-icloud-atinge-usuarios-do-ios-16-3

De acordo com uma série de relatórios, alguns usuários que atualizaram para o iOS 16.3 estão enfrentando problemas com o backup do iCloud. Várias reclamações foram feitas nos fóruns MacRumors e nas comunidades oficiais de suporte da Apple (Via: Gizchina).

Os usuários que sofrem com o problema estão desabilitando o recurso de backup automático do iCloud. Se eles tentarem ativar os backups automáticos, receberão a mensagem: “Ocorreu um erro desconhecido. Por favor, tente novamente mais tarde”. Com a mensagem de erro, a alternância “Fazer backup deste iPhone” em Configurações >> Apple ID >> iCloud permanece desativada.

Contornando o problema

Para alguns usuários, foi possível contornar o problema ativando a autenticação de dois fatores. Claro, isso deu início a uma série de rumores apontando para a Apple forçando os usuários a usar a camada extra de segurança. Mas esse não deve ser o caso. Até porque, a solução alternativa não corrige o problema para todos os usuários.

Segundo o MacRumors, um usuário relatou que os backups automáticos ainda estavam funcionando, apesar da alternância desativada. O usuário deixou dois aparelhos carregando e os backups foram realizados. Alguns usuários relataram uma situação semelhante.

Apesar da especulação, não parece que a Apple esteja forçando os usuários a habilitar a camada extra de segurança. Se fosse esse o caso, a Apple provavelmente forneceria informações claras aos usuários. Em vez disso, temos uma mensagem vaga de um erro desconhecido. Então, deve tartar-se apenas de mais uma falha do iOS.

O iOS 16.3.1 está em desenvolvimento e pode trazer uma correção para o problema com o iCloud Backup. Por enquanto, a melhor coisa que você pode fazer é fazer backup manualmente. Esperamos que com a nova versão, não apareçam ainda mais falhas.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.