Falha no menu Iniciar do Windows está sendo investigada pela Microsoft

O menu Iniciar do Windows às vezes não responde

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A Microsoft está investigando um problema no Windows que faz com que a barra de tarefas e o menu Iniciar não respondam. Essa falha acaba causando problemas de login no Outlook e no Teams.

Windows investiga falha no menu Iniciar do Windows

Os administradores do Windows disseram ao BleepingComputer que seus usuários relataram falhas ao não ver o menu Iniciar do Windows ao clicar. Além disso, os usuários também relataram não conseguir iniciar aplicativos e que o recurso de pesquisa do Windows está quebrado.

Mais usuários também relataram problemas ao tentar fazer logon no Azure Active Directory (Azure AD) para ativar os aplicativos do Office 365, por exemplo, o que torna a falha prioritária para resolução.

De acordo com o Bleeping Computer, problemas semelhantes também aconteceram no passado, com o Microsoft MVP Rudy Ooms vinculando-os em junho de 2022 ao aplicativo ClickShare corrompendo as permissões de registro das Pastas do Shell do Usuário.

falha-no-menu-iniciar-do-windows-esta-sendo-investigada-pela-microsoft

No entanto, a Microsoft enviou uma declaração dois meses depois, reconhecendo que seu próprio software estava quebrando as permissões dos aplicativos afetados e causando falta de resposta e problemas de conexão.

Script para corrigir permissões de registro corrompidas

Agora, uma desenvolvedora do ClickShare atualizou um comunicado emitido inicialmente em julho de 2022 para compartilhar um script PowerShell de diagnóstico auxiliar fornecido pelo Suporte da Microsoft que permitiria que os usuários afetados reparassem as permissões de registro corrompidas das pastas do shell do usuário.

“Na maioria dos casos, foi possível recuperar usando a ferramenta de recuperação da Microsoft: a ferramenta de recuperação FixUserShellFolderPermissions”. O script pode ser baixado na seção Downloads no final do aviso atualizado recentemente da Barco (desenvolvedora).

Se o problema não for solucionado após a execução do script auxiliar, você deve desativar manualmente o recurso Integração de calendário na caixa de diálogo Configurações do ClickShare.

Problema sob investigação

Embora a Microsoft ainda não tenha reconhecido esse problema publicamente, a Barco disse que a equipe do Windows está investigando e aconselha os clientes afetados a entrar em contato com a Microsoft para registrar um relatório próprio. “O problema está sob investigação com a equipe do Microsoft Windows, mas ainda é bom entrar em contato diretamente com a equipe do Microsoft Windows para sinalizar esse problema”, disse a Barco.

“Certifique-se de mencionar para o envio do tíquete o título “menu iniciar ou barra de tarefas sem resposta” e consulte o número do bug interno da Microsoft: 41322218″.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.