Falha no software Cisco AsyncOS permite ataque XSS

O software Cisco AsyncOS, usado pelo Cisco Secure Email e Web Manager, Cisco Secure Email Gateway e Cisco Secure Web Appliance (WSA), tem várias falhas em sua interface de gerenciamento baseada na web, que pode levar a ataque XSS.

As falhas encontradas podem permitir que um invasor remoto inicie um ataque de script entre sites (XSS) contra um usuário da interface. XSS é um ataque que permite que hackers injetem javascript malicioso no aplicativo ou no código do site. Quando a entrada do usuário não é devidamente sanitizada antes de ser usada na saída gerada, uma página da Web ou aplicativo da Web torna-se vulnerável a ataques de script entre sites.

Falha de software Cisco AsyncOS

A Cisco disse que “as vulnerabilidades são independentes umas das outras, explorar uma das vulnerabilidades é desnecessário antes de tentar explorar outra”. Além disso, “uma versão de software que é vulnerável a uma das vulnerabilidades pode não ser vulnerável às outras”, acrescentou a Cisco.

Produtos Afetados

  • CVE-2023-20119: Cisco Secure Email e Web Manager – XSS refletido;
  • CVE-2023-20120: Cisco Secure Email and Web Manager, Cisco Secure Email Gateway e Cisco Secure Web Appliance – XSS armazenado;
  • CVE-2023-2002: Cisco Secure Email and Web Manager e Cisco Secure Web Appliance – XSS armazenado;
  • CVE-2023-20119: Cisco Secure Email e Web Manager – Um invasor remoto não autenticado pode executar um ataque XSS contra um usuário da interface de gerenciamento baseada na Web do software Cisco AsyncOS para Cisco Secure Email e Web Manager devido a uma vulnerabilidade. Validação insuficiente de entrada do usuário é a causa dessa vulnerabilidade. Um usuário de uma interface vulnerável pode ser levado a clicar em um link forjado por um invasor. Uma exploração bem-sucedida pode permitir que o invasor execute um código de script arbitrário no contexto da interface afetada ou acesse informações confidenciais baseadas no navegador.
  • CVE-2023-20120: Cisco Secure Email, Web Manager e Web Appliance – Essa vulnerabilidade pode permitir que um invasor remoto autenticado conduza um ataque XSS contra um usuário da interface. Também é uma validação de entrada do usuário insuficiente. Um invasor pode explorar essa vulnerabilidade persuadindo um usuário de uma interface afetada a clicar em um link criado. Se a exploração for eficaz, o invasor poderá acessar dados privados baseados em navegador ou executar código de script arbitrário no contexto da interface explorada.
  • CVE-2023-20028: Cisco Secure Email, Web Manager e Web Appliance – Essa vulnerabilidade também pode permitir que um invasor remoto autenticado conduza um ataque XSS contra um usuário da interface devido à validação insuficiente da entrada do usuário. Uma exploração bem-sucedida pode permitir que o invasor execute um código de script arbitrário no contexto da interface afetada ou acesse informações confidenciais baseadas no navegador.

Atualizações e soluções alternativas e patches

A Cisco disse que não há soluções alternativas disponíveis para lidar com essas vulnerabilidades, e os usuários são recomendados a considerar atualizações de software. De acordo com a PSIRT, não há exploração ativa da vulnerabilidade registrada.

A Cisco lançou patches para corrigir a vulnerabilidade.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile