in

FBI emite alerta sobre golpes de e-mail de phishing relacionados à COVID-19

Veja o que diz o relatório do FBI.

OMS lançará um aplicativo de COVID-19 para países que não fazem seus próprios
A equipe recorreu à sua rede de parceiros para adicionar informações e locais críticos relacionados à COVID-19 em seus mapas. Imagem: Reprodução | Cyware.

Os cibercriminosos estão cada vez mais capitalizando a disseminação da COVID-19 para lançar seus ataques maliciosos. Para reduzir o impacto de tais ataques, o Centro de reclamações contra crimes na internet (IC3) do FBI emitiu um alerta para alertar os usuários sobre e-mail de phishing falso. Dessa forma, o IC3 pediu às pessoas que tomem cuidado com os e-mails que alegam pertencer às organizações de saúde.

FBI emite alerta sobre golpes de e-mail de phishing

O FBI alertou os usuários a ficarem atentos aos e-mails que oferecem informações sobre a pandemia. Ele aconselhou as pessoas a não clicarem em links ou abrirem anexos, pois os agentes de ameaças podem usá-los como canais para fornecer malware projetado para roubar informações pessoais dos computadores. Além disso, os atores de ameaças podem usar links maliciosos para bloquear computadores e exigir pagamento.

FBI emite alerta sobre golpes de e-mail de phishing relacionados à COVID-19
O FBI pediu às pessoas que seguissem boas medidas de higiene e segurança cibernética para evitar serem vítimas desses golpes.

O FBI citou que esses e-mails também podem ser de diferentes entidades relacionadas à caridade para doença, assistência financeira geral, reembolso de transportadora aérea, curas e vacinas falsas e kits de testes falsos. O e-mail solicita ao destinatário que verifique suas informações pessoais para receber mais atualizações.

O que o FBI aconselha?

O FBI pediu às pessoas que seguissem boas medidas de higiene e segurança cibernética para evitar serem vítimas desses golpes. Entre as medidas básicas de segurança recomendadas pelo órgão policial, estão:

  • Não abra anexos nem clique em links nos e-mails de remetentes que você não reconhece.
  • Não forneça seu nome de usuário, senha, data de nascimento, número de previdência social, dados financeiros ou outras informações pessoais em resposta a um e-mail ou chamada telefônica.
  • Sempre verifique o endereço da web de sites legítimos e digite-os manualmente no seu navegador.
  • Verifique erros de ortografia ou domínios incorretos em um link (por exemplo, um endereço que deve terminar em .gov termina em .com).

Fonte: Cyware

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Os melhores sistemas operacionais para Raspberry Pi!

Plataforma da Oracle vai avaliar eficácia de medicamentos para malária contra COVID-19

Plataforma da Oracle vai avaliar eficácia de medicamentos para malária contra COVID-19