Fedora 28 não é mais suportado

Desde ontem, 28 de maio, o Fedora 28 não é mais suportado. Esta versão do sistema operacional foi lançada em primeiro de maio de 2018. Em um ano de vida, o Fedora v28 recebeu um total de aproximadamente 9.700 atualizações. Isto é informado em uma nota do Projeto Fedora publicada há pouco tempo.

Segundo a nota, com o  recente lançamento do Fedora 30, o  Fedora 28 entra oficialmente no status End Of Life (EOL) em 28 de maio de 2019. Isso afeta qualquer sistema ainda no Fedora 28. Neste ponto, os pacotes nos repositórios do Fedora 28 não recebem mais atualizações de segurança, correções de bugs ou aprimoramentos. Além disso, a comunidade não adiciona novos pacotes à coleção do Fedora 28 a partir do End of Life. Essencialmente, o lançamento do Fedora 28 não será alterado novamente, o que significa que os usuários não receberão mais os benefícios normais desse sistema operacional de ponta.

O Fedora 28 veio com novos recursos como o GNOME 3.28, opções simplificadas em repositórios de terceiros, atualizações automáticas para o Fedora Atomic Host ou um novo repositório Modular. A próxima versão já foi o Fedora 29, lançado em 30 de outubro de 2018, que veio com o GNOME 3.20, o Linux Kernel 4.18 e ainda é suportado. A última versão é o Fedora 30, lançado em 30 de abril.

O Fedora 28 não é mais suportado

Fedora 28 não é mais suportado

O Projeto Fedora oferece atualizações até um mês após o segundo lançamento. A partir de então, o suporte é totalmente encerrado. Isso significa que os usuários do Fedora 28 poderão atualizar a partir do próprio sistema operacional até um mês após o lançamento do Fedora 30. Assim, esta data coincide com o dia 30 de maio. Por esta razão, é recomendado que todos os usuários do Fedora 28 atualizem o Fedora 29 ou o Fedora 30 o mais rápido possívelNo dia 30 de maio, eles não poderão mais fazer isso a partir do próprio sistema operacional.

Atualização até amanhã

Para atualizar para a versão mais recente (a v30 no momento de escrever este artigo), você precisa abrir o terminal e escrever o seguinte:

sudo dnf upgrade --refresh
sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade
sudo dnf system-upgrade download --releasever=30
Os comandos acima irão baixar e preparar o sistema para a atualização. Então, para aplicá-lo, vamos digitar este outro comando:
sudo dnf system-upgrade reboot

Quanto a qual versão escolher, você precisa avaliar se quer uma versão mais estável ou a versão mais recente. A v29 está há mais tempo disponível. Portanto, isso significa que é mais polida do que uma v30. Então, para qual versão você atualizará? Deixe sua opinião em nosso grupo do Telegram:@sitesempreupdate.

Artigos recentes

Artigos relacionados