Fedora 29 entra em fase de congelamento

Fedora 29 já está na fase de congelamento. Este é o último passo antes da estréia oficial prevista para o final deste mês. Assim, o desenvolvimento do Fedora 29 agora está efetivamente finalizado, exceto para correções de bugs. Quaisquer outras atualizações serão disponibilizadas para serem baixadas como atualizações de pacotes após o lançamento. Portanto, confira neste post que o Fedora 29 entra em fase de congelamento.

Bugs já detectados

Fedora 29 Beta

Até o momento, há oito bugs detectados, desde a atualização de DNF, até problemas ao desbloquear unidades USB/SD criptografadas pelo LUKS. Isso ocorre no GNOME devido a uma falha do GNOME Shell Wayland.

Do mesmo modo, há outras exceções de congelamento. Serão feitas correções no GNOME. Além disso, foram detectados problemas no ARMv7 com alterações do QEMU e do instalador. Detalhes podem ser encontrados aqui .

Agora que foi feito o anúncio do congelamento, a esperança é que o Fedora 29 possa ser lançado em 23 de outubro.  Porém, isso pode mudar se os bugs persistirem. O Fedora 28 conseguiu a rara proeza de sair no prazo previsto. Então, restar torcer para que o mesmo ocorra agora.

Desenvolvedores atualizam Firefox Wayland

Os desenvolvedores da Red Hat/Fedora atualizaram os pacotes do Firefox pendentes para F27/F28/F29 que trazem uma série de melhorias para o navegador da web operando sob Wayland.

Os pacotes atualizados do Firefox 63 e 64 Nightly para usuários do Fedora Linux incluem correções para consertar ou fornecer melhor suporte à renderização. Além disso, v-sync agora está trabalhando sob o Wayland, e há também suporte a escalonamento HiDPI.

Os pacotes Firefox-Fedora também são compilados com o suporte externo do Pipewire WebRTC.

Com o estado atual do Fedora 30, o backend do Firefox Wayland está sendo usado por padrão, enquanto o firefox-x11 é fornecido como fallback. Para o Fedora 29 e versões anteriores, o X11 back-end ainda está sendo usado por padrão, enquanto o firefox-wayland é o pacote a ser utilizado.

O suporte ao Firefox Wayland está sendo trabalhado. Mais detalhes nesta postagem do blog do desenvolvedor do Fedora, Martin Stransky.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile