in

Fedora 30 foi lançado!

A comunidade Fedora anuncia a versão 30 do seu sistema!

Fedora 32: como usar o EarlyOOM por padrão para lidar melhor com situações de pouca memória

Após seis meses do lançamento do Fedora 29, o Fedora 30 é oficialmente lançado. Por padrão, sempre que uma nova versão do Fedora é lançada, todas outras variantes também passam pelo mesmo processo de atualização. Desta forma, as versões Server, Cloud e Fedora CoreOS também são citadas neste lançamento.

O Fedora 30 Workstation, é a versão mais procurada, afinal é a variante utilizada nos desktops e com isso, recebe também uma atenção especial, mantendo seus usuários sempre com a versões mais recentes das ferramentas de código aberto.

Além destes lançamentos, o Projeto Fedora também conta com o Fedora Spins e o Labs, o que aumenta ainda mais as possibilidades de uso. Em resumo, o Fedora 30 conta com o GNOME 3.32 onde mudanças visuais foram realizadas para deixar o ambiente mais atrativo.

Além disso, os ícones também passaram por alterações, agora esta disponível uma gama maior de ícones para que aplicações de terceiros possam ser instaladas sem quebrar o padrão visual proposto pelo GNOME 3.32. No entanto, as otimizações em torno do consumo de recursos, como também, a abertura de aplicações, também foram otimizadas.

Para o Fedora Server 30, há um grande novidade, é o Linux System Roles (Funções do Sistema Linux), uma coleção de funções e módulos executados pela Ansible para auxiliar os administradores Linux na configuração de subsistemas GNU/Linux.

O GCC9 o Bash 5.0 e o PHP 7.3, também estão presentes neste lançamento. Achou que acabou? Errou! O Projeto Fedora também vai mudar o seu fórum que será alterado do Ask Fedora para o Discourse.

Por fim, no anúncio oficial, a Comunidade Fedora reforça o convite, veja:

Se você estiver em Boston para o Red Hat Summit na próxima semana, se você é um desses colaboradores, gostaria de ser um no futuro, ou apenas um amigo, não deixe de visitar o estande do Fedora no Community Central!

Para mais informações ou para baixar a nova versão do Fedora, consulte a página exclusiva para download do Fedora 30.

Para ajuda e suporte em torno do Fedora, recomendamos o grupo Comunidade Fedora (não oficial) no Brasil, o grupo esta disponível no Telegram, busque por @comunidadefedorabrasil e participe do grupo, tive dúvidas e ajude também outros usuários.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como instalar o Apache Maven no Linux

Aprenda a usar o comando Ifconfig no Linux