Fedora 30 já tem data de lançamento, e pode haver atrasos

Emanuel Negromonte
Por Emanuel Negromonte

O Fedora 28 foi lançado a poucos dias e as novidades no Projeto Fedora não param de ser publicadas. No planejamento antecipado, o comitê do FESCo do Fedora já propôs um cronograma inicial para o Fedora 30 e já devem começar no final deste ano ou no começo o ano que vem. A programação sobre o Fedora 29 permanece intacta e nada mudou, afinal de contas a gente sabe do cuidado que o Projeto Fedora tem a cada lançamento, mas também, temos conhecimento dos planejamentos que sempre são realizados com antecedência evitando atrasos.

Bom, sobre o Fedora 30 a versão beta de chegar no final de março ou início de abril, o congelamento final em meados de abril e, esperamos, o lançamento do Fedora 30 no final de abril ou início de maio, isso deixa todo o processo bem parecido com o Fedora 28. Mas, tudo pode mudar, mesmo que este calendário já tenha sido aprovado no FESCo. Todas as informações de lançamentos do Projeto Fedora, incluindo do Fedora 30, já estão na Wiki do projeto.

Em meio aos diálogos, Matthew Miller um dos mais antigos colaboradores do Projeto Fedora e também líder do projeto, mantem a preocupação de que talvez o Fedora 30 passe pela mesma situação que o Fedora 21, onde houveram atrasos e assim o prolongamento do lançamento da versão final. Segundo Miller, houveram mudanças internas no projeto e também a criação da equipe Silverblue que é justamente quem vai cuidar dos lançamentos do Fedora 29 e Fedora 30.

Então, haverá um misto de novidades, onde parte será implementada por esta equipe e claro, uma boa parcela de novidades também serão injetadas pelos engenheiros da Red Hat, em especial OSTree, flatpak, flathub, rpm-ostree e gnome-software. Não há muitos detalhes neste momento, e como sempre, qualquer novidade voltaremos a publicar. Se você quer acompanhar todo o tramite das conversas, recomendamos consultar a lista pública do Fedora.

Wiki com agenda de lançamentos Sobre o Fedora 30

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.