in

Fedora 33 beta deve sair nesta semana

Se tudo correr bem, o Fedora 33 beta sai amanhã.

Fedora 33 beta deve sair nesta semana

Já foram dois adiamentos, numa espécie de rotina que se tornou o lançamento de uma nova versão do Fedora. Depois de perder a data-alvo preferencial de 15 de setembro e a data-alvo beta secundária da semana passada, o Fedora 33 Beta agora deve sair nesta semana. Assim, deve ser uma versão de testes importante para a preparação de atualização principal estável. O Fedora 33 é mais uma atualização semestral da distribuição patrocinada pela Red Hat.

Ben Cotton anunciou na quinta-feira que há um “GO” para o lançamento do Fedora 33 Beta nesta semana com as imagens atuais em boa forma e sem bugs pendentes que possam levar a um bloqueio. Essa data de lançamento está marcada para 29 de setembro.

Fedora 33 beta deve sair nesta semana. Veja outras datas previstas

A programação coloca o congelamento final da F33 em 6 de outubro. Assumindo que nenhum bug bloqueador está causando o atraso do lançamento do Fedora 33, o plano é lançar em 20 de outubro com uma possível data de fallback de 27 de outubro.

  • Há muitas mudanças chegando com o Fedora 33, incluindo:
  • o uso de Btrfs como o sistema de arquivos padrão para a estação de trabalho Fedora (Workstation);
  • Vários aprimoramentos de segurança;
  • Atualizações de software como Linux 5.8 e Glibc 2.32, além de LLVM 11 e Python 3.9;
  • O Fedora IoT agora é um spin oficial;
  • Otimizações do compilador LTO por padrão para compilações de pacote e muito mais.

Há o conjunto de alterações do Wiki, enquanto nossa pré-visualização de recursos do Fedora usual será lançada no próximo mês no Phoronix junto com os benchmarks do Fedora 33 Linux.

Lenovo com Fedora disponível nas lojas também nesta semana

Fedora and Lenovo!

Uma publicação da Fedora Magazine garante que o Fedora Workstation já está disponível pré-instalado nos laptops Lenovo ThinkPad X1 Carbon Gen 8, ThinkPad P53 e ThinkPad P1 Gen 2. O ThinkPad X1 Carbon está disponível para compra direta do consumidor na loja online da Lenovo.

O Lenovo ThinkPad P1 Gen 2 e o ThinkPad P53 estarão disponíveis nesta semana por meio do ícone “Fale conosco” no site Lenovo.com. Além do mais, os modelos sucessores estão sendo elaborados para pré-carregamento e pedidos on-line também!

A Lenovo tem sido um grande parceiro para levar isso ao mercado. Como a comunidade Fedora, eles estão operando em um modelo “upstream first”. É por isso que a única coisa que você verá no laptop que não vem de um repositório oficial do Fedora é um conjunto de PDFs que fornecem documentação e avisos legais. Os engenheiros da Lenovo têm contribuído para o kernel Linux, incluindo um patch para habilitar o sensor “lap mode”. Eles também trabalharam com seus fornecedores para melhorar o suporte ao Linux em dispositivos como o leitor de impressão digital.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.