in

Fedora 33 deve adotar Btrfs por padrão

Testes e discussões estão sendo realizados.

A proposta de usar o Btrfs por padrão na área de trabalho do Fedora está ganhando corpo e defensores. Assim, com o crescente interesse da comunidade, a proposta deve avançar. No entanto, tudo isso ainda depende de necessários testes e decisões adicionais.

Primeiro, hoje marca um dia de teste do Fedora Btrfs para aqueles que desejam ajudar na avaliação dessa proposta de mudança. Verifique se você possui sistemas extras e está interessado em ajudar a tomar a decisão sobre se os spins e desktop do Fedora devem passar do EXT4 para o Btrfs por padrão.

Uma nova proposta de mudança foi enviada para o ciclo de lançamento do Fedora 33, que envolve o uso de btrfs por padrão para estações de trabalho e spins nas arquiteturas x86_64 e ARM. Como resultado, as equipes de controle de qualidade organizaram um dia de teste em quartafeira, 8 de julho de 2020. Consulte a página da wiki para obter links e materiais de teste dos quais você precisará participar.

Fedora 33 deve adotar Btrfs por padrão

Fedora 33 deve adotar Btrfs por padrão

Um dos outros itens que ainda estão sendo resolvidos para a proposta de alteração Btrfs é ativar a compactação por padrão. Portanto, em caso afirmativo, qual algoritmo ou configuração de compactação usar. A opção de compactação Btrfs agora está sendo apresentada para discussão com este segmento da lista de discussão.

A ativação da compactação transparente do sistema de arquivos do Btrfs é desejada para pelo menos alguns diretórios. É o caso, por exemplo, dos diretórios de log comuns e os diretórios de imagem da VM. O kernel principal do Linux suporta as opções de compactação Zlib, LZO e Zstd. A opção mais provável para o esquema de compressão padrão Btrfs do Fedora provavelmente seria o Zstd. Isso devido aos seus benefícios de desempenho. Porém, ainda é uma questão de qual nível de compressão utilizar.

É bastante interessante ver a proposta do Btrfs para o Fedora finalmente ganhar força em 2020. Então, resta esperar o resultado, isso depois de uma década ou mais depois da primeira conversa sobre o Btrfs por padrão na distribuição.