in

Fedora 33 planeja usar o OpenJDK 11 como a versão padrão do Java

Esta é uma das mudanças previstas para o distro que deve estrear no final do ano.

Fedora 32 entra na fase Final Freeze

Até o momento, o Fedora padronizou o Java 1.8 e o OpenJDK 8 como a versão padrão do JDK do sistema. Entretanto, para o Fedora 33 a ser lançado ainda este ano, os desenvolvedores responsáveis pela distro planejam fazer a transição para o OpenJDK 11. Portanto, deste modo, o OpenJDK 11 seria a versão padrão para java e javac, em vez da antiga, mas ainda popular OpenJDK 8.

Fedora 33 planeja usar o OpenJDK 11 como a versão padrão do Java

Fedora 33 planeja usar o OpenJDK 11 como a versão padrão do Java

Enquanto isso, a própria equipe Java da Red Hat ficaria pensa em manter o OpenJDK 8 o padrão até o tempo do OpenJDK 17.

Nos problemas anteriores, nós, a equipe openjdk da Red Hat, éramos uma força motriz para superar o JDK do sistema. Nesse caso, estamos um pouco relutantes, mas o desejo dos usuários de ultrapassar o JDK parece forte. Estamos muito felizes em pular o JDK11 como JDK de sistema e pular diretamente da versão 8 para  a 17 em três anos.

A proposta de usar o OpenJDK 11 por padrão, é apresentado nesta proposta de alteração que ainda está sendo debatida e também será avaliada mais detalhadamente pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora.

O Debian já mudou para o JDK11 como sistema JDK, e na comunidade Fedora, podemos ouvir nos últimos dois anos o aumento de vozes em defesa do jdk11 se tornar padrão no sistema. E aparentemente o java está realmente pronto para o JDK11.

O Fedora é considerado uma distribuição de ponta, então devemos seguir em frente; no entanto, o JDK11 não é 100% compatível com o JDK8. Portanto, pode haver problemas desagradáveis ??e usuários muito infelizes. A principal incompatibilidade está no encapsulamento.

Assim, a equipe só deve dar um posicionamento mais firme em relação ao assunto depois que forem feitos testes exaustivos para detectar o real comportamento.

Enquanto isso, na reunião mais recente da FESCo, o comitê aprovou o Fedora 33 com o RPM 4.16 e a transição do banco de dados do RPM do Berkeley DB para o SQLite.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Flatpak 1.7 entra em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

Flatpak 1.7 entra em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

Android deve adotar WireGuard

Android deve adotar WireGuard