Fedora 33 terá um dos maiores lançamentos de todos os tempos

Os fãs da distribuição Fedora, patrocinada pela gigante Red Hat/IBM, terá um de seus maiores lançamentos de todos os tempos em outubro com a versão 33. Portanto, o Fedora 33 está se configurando facilmente para ser um dos maiores lançamentos de toda a história da distribuição, anteriormente conhecida como Fedora Core.

Não apenas por conta de alguns dos grandes recursos, como as variantes de desktop do Fedora, padronizados para o Btrfs. Se formos somar todos os pequenos e médios recursos a serem implementados já podemos considerá-lo um dos maiores ou até mesmo o maior de todos os tempos.

O Fedora 33 já tem pelo menos 40 alterações em todo o sistema enviadas e 18 alterações independentes. Para as amplas mudanças em todo o sistema, com 43 anos, é quase o dobro dos lançamentos usuais do Fedora.  Assim, em termos de comparação, o Fedora 32 teve apenas 23 alterações. Enquanto isso, no Fedora 31, foram somente 21. A segunda versão com maior número de alterações no sistema foi para o Fedora 28 com nada menos que 31 alterações.

Fedora 33 terá um dos maiores lançamentos de todos os tempos

Ver acima de 40 é bastante histórico, conforme descrito nesta publicação na lista de discussão feita por Zbigniew J?drzejewski-Szmek. Quanto às alterações independentes, é a média tem se mantido em aproximadamente vinte por lançamento.

Alterações no deck do Fedora 33 podem ser encontradas nesta página da Wiki. Além do padrão do sistema de arquivos Btrfs para rotações de desktop, há:

  • atualizações de cadeias de ferramentas do compilador e outros pacotes de chaves com novas versões;
  • melhorias de segurança do Arm de 64 bits;
  • Python 3.9;
  • troca no uso do zRAM;
  • tornar o nano o editor de texto padrão;
  • systemd-resolved no sistema;
  • otimização de algumas compilações de pacotes e muito mais.

O Fedora 33 está programado para ser ramificado em meados de agosto, uma versão beta em meados de setembro e ter como objetivo uma versão no final de outubro. Dadas todas as mudanças esperadas, não fica difícil imaginar que a tradição de atrasos nos lançamentos de versões estáveis se cumpra mais uma vez com o Fedora 33.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile