Fedora 34 planeja fazer uso do Systemd-OOMD para melhorar a experiência com pouca memória

No final de novembro, o systemd 247 foi lançado com o novo Out-of-Memory Daemon (systemd-oomd). Assim, para o lançamento do Fedora 34 no próximo ano, ele provavelmente será habilitado por padrão para todas as rotações.

O Systemd-OOMD visa a melhorar a experiência de baixa memória/OoM do Linux e é baseado no código originalmente escrito pelo Facebook para seus servidores Linux e depois adaptado para cenários de pressão de memória de desktop Linux.

Fedora 34 planeja fazer uso do Systemd-OOMD para melhorar a experiência com pouca memória

O Systemd-OOMD permite o monitoramento da contenção de recursos e pode eliminar processos de aceitação quando a pressão de memória/SWAP estiver acima de um limite predefinido.

Com o systemd 247, o recurso é considerado experimental, mas considerando que o Fedora 34 não será lançado até a primavera, os desenvolvedores estão confiantes de que estará pronto para brilhar a tempo.

proposta de mudança descreve os planos para habilitar o systemd-oomd por padrão para todas as variantes do Fedora 34. A proposta é eliminar os processos em um cgroup selecionado quando a pressão total da memória em todas as tarefas exceder 4% por um período de 10 segundos. O tratamento da configuração de troca também será habilitado. Mais detalhes sobre a integração systemd-oomd proposta por meio da proposta.

O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora ainda não avaliou a proposta. No entanto, considerando como eles tendem a sempre fornecer novos recursos do systemd rapidamente e a Red Hat emprega os principais desenvolvedores do systemd, é seguro apostar que eles aprovarão essa mudança em todo o sistema para o próximo lançamento do Fedora.

Sobre o systemD 247

Além do systemd-oomd, o systemd 247 agora usa o padrão Btrfs com systemd-homed e outras melhorias, conforme descrito abaixo.

O novo serviço systemd-oomd foi adicionado para monitorar a contenção de recursos e pode eliminar processos quando a pressão de memória estiver acima dos limites definidos;

O padrão homed do Systemd é usar o sistema de arquivos Btrfs quando disponível para criar diretórios pessoais em volumes LUKS. 

Os serviços de sistema do Systemd agora oferecem suporte à lógica de “credenciais” como meio de passar dados privilegiados aos serviços de maneira segura. 

O Systemd 247 pode ser baixado do GitHub .

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile