Fedora 38 apresenta 90″Instalador simplificado” para facilitar implantações de IoT

Fedora 38 "Instalador simplificado" com o objetivo de facilitar as implantações de IoT

Além do instalador baseado em IU da web Fedora/Red Hat Anaconda em desenvolvimento que está em andamento , o Fedora IoT está lançando um novo instalador próprio para facilitar as implantações em dispositivos de computação de ponta e Internet das Coisas. Assim, acaba de chegar no Fedora 38 o novo “Instalador simplificado” com o objetivo de facilitar as implantações de IoT.

O spin IoT do Fedora 38 está liberado para ser enviado com um novo instalador chamado “Instalador Simplificado”, após a aprovação na semana passada do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora.

O Instalador Simplificado do Fedora IoT destina-se por um meio mais fácil e simplificado de criar e implantar imagens de disco personalizadas do Fedora IoT.

Fedora 38 apresenta 90″Instalador simplificado” para IoT

O Fedora IoT Simplified Installer usará o Core OS Installer para gravar uma imagem OSTree raw diretamente no disco especificado sem que haja a necessidade de uma configuração de kickstart ou interação do usuário. A intenção é criar facilmente imagens de disco personalizadas para uso em dispositivos IoT na borda, especialmente onde esse dispositivo em sua configuração de implantação pode ter acesso lento ou limitado à Internet que, de outra forma, complicaria as instalações.

No osbuild-composer, tem uma ferramenta de linha de comando para configurar as imagens de disco personalizadas, mas, elas também podem ser criadas a partir da interface da web do Cockpit. Com o FIDO Device Onboarding, também existe a possibilidade de fornecer integração segura, sem toque, para dispositivos de ponta.

Mais detalhes sobre o Fedora IoT Simplified Installer, que recebeu aprovação do FESCo na semana passada, podem ser encontrados na página Fedora Wiki.

Fedora 38 vai se livrar de filtragem do Flathub e permitir muito mais aplicativos no Fedora

O Fedora Engineering and Steering Committee aprovou recentemente a proposta de recurso “Unfiltered Flathub”. Assim, deve tornar mais fácil aproveitar a coleção completa de software oferecida pelo serviço Flathub da Flatpak. Sendo assim, em breve a distribuição Fedora 38 vai se livrar de filtragem do Flathub e permitir muito mais aplicativos no Fedora.

Desde o Fedora 35 ao habilitar o Flathub para aumentar o conjunto de pacotes disponíveis no Fedora Linux, o controle remoto do Flathub foi filtrado por uma lista de permissões que disponibiliza apenas um subconjunto limitado de software Flathub para usuários do Fedora. O plano com o Fedora 38 é remover essa lista de permissões para que, quando um usuário optar por entrar, ele veja todo o conteúdo Flathub disponível – incluindo software proprietário e similares.

O recurso de repositório de terceiros existente do Fedora Workstation permite que os usuários habilitem uma seleção de repositórios de software hospedados por organizações externas. Esta seleção inclui uma versão filtrada do Flathub desde F35, que fornece acesso a um pequeno número de aplicativos Flathub. 

Essa alteração removeria a filtragem de nossa oferta Flathub, para que os usuários possam habilitar uma versão completa do Flathub usando o recurso de repositórios de terceiros. No aplicativo gerenciador de software gráfico, os pacotes Flathub só serão selecionados por padrão quando nenhum pacote Fedora estiver disponível.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile