Fedora 38 contará com acesso total ao Flathub

A nova versão terá integração total com o Flathub, com acesso a todos os aplicativos

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Fedora 38 virá uma excelente novidade, trazendo total integração com o Flathub e seus aplicativos. Atualmente, esse suporte é parcial. Mas, as coisas mudarão com essa nova versão.

Fedora 38 e a integração com o Flathub

Quando o Fedora 35 foi lançado, a definição de repositório para Flatpak veio pré-instalada no pacote “fedora-flathub-remote”, e os usuários tinham a capacidade de habilitar repositórios de terceiros para obter acesso aos aplicativos Flathub. Mesmo na versão recente do Fedora 37, havia suporte parcial para o Flathub por meio de uma lista filtrada que evitava aplicativos proprietários, não oficiais ou com acordos de licenciamento muito rígidos.

Assim, muitos usuários podem afirmar que o Fedora nunca suportou totalmente o acesso ao Flathub. No entanto, tudo isso está definido para mudar quando o Fedora 38 permitir suporte total ao Flathub.

O FESCo (Fedora Engineering Steering Committee) aprovou recentemente uma proposta que permite o acesso não filtrado ao Flathub nos sistemas Fedora, o que será excelente para os usuários da distribuição.

As mudanças implementadas no Fedora 38

Teremos uma mudança em duas partes que permite uma experiência Flathub não filtrada. Primeiro, a lista branca de aplicativos será removida do pacote remoto Flatpak, resultando em acesso total ao conteúdo do Flathub. E, em segundo lugar, será estabelecida uma ordem de prioridade que decidirá qual pacote oferecer por padrão. A ordem fica assim: Fedora Flatpaks; RPMs e; Flathub Flatpaks.

Portanto, quando você usa um gerenciador de software, Flathub Flatpaks só será selecionado quando não houver outras opções. É apenas uma ordem de prioridade. Os usuários do software GNOME podem alternar manualmente para uma fonte diferente para aplicativos individuais, mas o mecanismo de filtragem permanecerá em vigor para uso futuro.

Além disso, eles também compartilharam uma tabela que mostra a configuração padrão de filtragem de aplicativos para o software GNOME e você pode visualizá-la abaixo.

fedora-38-contara-com-acesso-total-ao-flathub
Imagem: It´s FOSS News

Você pode acessar a página wiki oficial da proposta para obter mais detalhes.

Preocupações com essa integração

Havia preocupações de que o Flathub estivesse cheio de binários reempacotados. Mas, a equipe do Fedora esclareceu que, atualmente, cerca de 10% dos aplicativos no Flathub foram reempacotados de outro formato. Além disso, eles são usados apenas pelo Flathub quando as fontes não estão disponíveis ou quando é impraticável construir um aplicativo devido a restrições de tamanho.

Outra questão abordada na proposta foi a ausência de bons pontos de contato para o Fedora Flatpaks. Então, eles criaram um grupo dedicado chamado “Fedora Flatpak SIG” que será responsável pelo Fedora Flatpaks no futuro.

O próximo lançamento do Fedora 38 Workstation, que está programado para ser lançado em 18 de abril. Obviamente, se eles tiverem algum problema ao testar isso, eles voltarão à experiência de acesso Flathub filtrada usual.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.