Fedora 39 adiado para pelo menos 7 de novembro

Vários problemas relacionados ao Raspberry Pi provocaram o atraso na versão final estável.

A versão final estável do Fedora Linux 39 vai demorar, pelo menos, até o dia 7 de novembro. Isso se todos os problemas relacionados à versão para Raspberry Pi forem solucionados até lá. Embora o Fedora 39 visasse um lançamento ideal “final antecipado” em 18 de outubro, isso não aconteceu, foi adiado e depois adiado novamente. Agora, a primeira mudança do Fedora 39 será em 7 de novembro. Sendo assim, o Fedora 39 adiado para pelo menos 7 de novembro.

O lançamento do Fedora 39 foi adiado devido a bugs específicos do Raspberry Pi e os desenvolvedores/QA do Fedora até consideraram enviar o Fedora 39 com os bugs conhecidos para os usuários do Raspberry Pi atualizarem mais tarde. Mas nas últimas 24 horas tentando preparar as imagens para lançamento, novos bugs surgiram.

Fedora 39 adiado para pelo menos 7 de novembro

Agora existe o bug 2246385 de que as imagens F39 RC1.2 às vezes têm “RC” em seu nome. O problema é que algumas edições/spins do Fedora têm “RC” em seus nomes de arquivo, enquanto outras não, o que pode causar problemas com as expectativas dos usuários e/ou programas que tentam combinar os nomes dos arquivos e as somas de verificação. Foi determinado na reunião Go/No-Go que nomes de arquivos que correspondam às expectativas são necessários e garantidos.

Fedora 39 adiado para pelo menos 7 de novembro.

O outro novo problema é o bug 2246410, pois um erro de falha na verificação de mídia desaparecerá imediatamente em instalações bare metal e mostrará uma tela preta. Em vez disso, deve refletir que a mídia ISO do Fedora está corrompida. Isso foi reproduzido em vários sistemas e nos modos UEFI e BIOS. Esta questão está sendo explorada atualmente.

De qualquer forma, foi decidido adiar o Fedora 39 até pelo menos 7 de novembro.

Lançamento do Fedora Linux 39 atrasa por causa de bugs do Raspberry Pi

A distribuição Fedora Linux 39 teve seu lançamento atrasado devido a bugs em relação ao funcionamento do Rapsberry Pi. O Fedora 39 nfão conseguiu cumprir o cronograma da data de lançamento “antecipada” e não cumpriu a data de lançamento prevista uma semana depois e agora ainda enfrenta outro possível revés. Esses atrasos no lançamento foram devido a bugs de bloqueio pendentes, todos relacionados ao Raspberry Pi. Portanto, o lançamento do Fedora Linux 39 atrasa por causa de bugs do Raspberry Pi.

Em vez de atrasar o lançamento do Fedora Linux 39 por uma semana ou mais devido a esses problemas do Raspberry Pi, o controle de qualidade do Fedora considerou a possibilidade de enviar o Fedora Linux 39 com esses defeitos conhecidos do Raspberry Pi e simplesmente alertar os usuários sobre esses problemas conhecidos. 

Nesse mesmo espaço de tempo, seria melhor que os usuários do Raspberry Pi seguissem o Fedora 38. Os problemas podem levar algum tempo para serem resolvidos e, em vez de manter o Fedora Linux 39 afastado de todos os outros, simplesmente libere e avise os usuários do Raspberry Pi. Também parece que o Bug 224305 pode não ser facilmente corrigível sem alguma mágica dos engenheiros da ARM.

Portanto, o plano traçado era disponibilizar as imagens de composição do Fedora Linux 39 agora mesmo, realizar o máximo de testes de última hora possível antes da reunião Go/No-Go de amanhã e, potencialmente, proceder ao lançamento na próxima semana com esses problemas conhecidos do Raspberry Pi. Portanto, passadas 24 horas desde essa possibilidade, a equipe preferiu resolver todos os problemas que foram encontrados e adiar o lançamento do Fedora 39 para o início do mês de novembro, com toda segurança e estabilidade que se espera.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile