Fedora 39 deve ter um prompt de bash colorido

No entanto, há uma polêmica proposta de coleta de dados via telemetria.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Conforme já afirmamos por aqui, o novo Fedora Linux 39 deve vir com muitas noviddes interessantes aos seus usuários. Talvez a maior mudança seja em relação ao uso de um novo instalador Anaconda WebUI para Fedora Workstation. Por outro lado, enviará os mais recentes e melhores componentes de cadeia de ferramentas do compilador de código aberto, aprimorando a compatibilidade de jogos do Linux, eliminando a filtragem Flathub e dezenas de outras melhorias. Além disso, também há planos para uma alteração mais simples: um prompt bash colorido. Portanto, a distribuição Fedora 39 deve ter um prompt de bash colorido.

O Fedora tende a usar um prompt de shell padrão monocromático, mas para o Fedora 39, Jens Petersen, da Red Hat, está tentando avançar para um prompt de bash colorido, assim como muitas outras distribuições do Linux usam por padrão. Sim, na verdade é um recurso em 2023 e está atualmente passando pelo processo de revisão do Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo).

Fedora 39 deve ter um prompt de bash colorido

Por muito tempo, o prompt de shell padrão do Fedora foi monocromático, o que torna difícil encontrar comandos de prompt de shell entre saídas de comando longas ao rolar pela saída do shell do terminal. Essa mudança apresenta um prompt de shell colorido padrão simples, que os usuários também podem criar temas facilmente….Parece haver um desejo geral de ter um prompt colorido como outras distros populares, que geralmente usam verde etc., embora algumas preocupações tenham sido levantadas sobre usuários daltônicos. 

No entanto, dado que o prompt original era preto e branco, e o novo enquanto colorido ainda será essencialmente monocromático, deve ser um problema menor e os usuários poderão facilmente desligar ou alterar qualquer cor introduzida….O Fedora terá um prompt de shell padrão mais moderno e distinto.

Para os apaixonados pela coloração bash, todos os detalhes podem ser encontrados nesta proposta de mudança do Fedora.

Telemetria para coleta de dados

Fedora 39 deve ter um prompt de bash colorido

Pelo menos a proposta de prompt colorido padrão do Fedora 39 deve ser muito menos controversa do que os planos de telemetria voltados para a privacidade do Fedora 40. É que uma polêmica coleta de dados via telemetria está em uma proposta feita pela Red Hat.

Os desenvolvedores de desktop da Red Hat estão interessados ??em “coleta de dados limitada de Fedora Workstation métricas de uso.”  Então, o Fedora Workstation 40 considera implementar telemetria de preservação de privacidade.

Eles não desejam coletar dados de usuários individuais, mas estão interessados ??em métricas de uso agregadas. Mais detalhes sobre essa alteração proposta para o Fedora 40 podem ser encontrados neste tópico da lista de desenvolvedores do Fedora.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.