Fedora 40 deve oferecer desktop KDE Plasma 6 e abandonar a sessão KDE X11

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A distribuição Fedora 40 pretende oferecer como opção o desktop KDE Plasma 6, além de abandonar a sessão KDE X11. Os desenvolvedores do Fedora estão pensando em oferecer o KDE Plasma 6.0 e o KDE Frameworks 6 no lançamento do Fedora 40 do próximo ano. Com a atualização para o Plasma 6, os empacotadores do Fedora também planejam abandonar o suporte para a sessão KDE X11 – deixando assim a sessão do KDE no Wayland.

O Plasma 6.0 continua progredindo bem no upstream e os desenvolvedores pretendem lançar no início de fevereiro o desktop Plasma 6.0, KDE Frameworks 6.0 e a atualização inicial do KDE Gears.

Fedora 40 deve oferecer desktop KDE Plasma 6 e abandonar a sessão KDE X11

Com o lançamento do Fedora Linux 40 antes do final de abril, não é de surpreender que esta distribuição Linux de ponta esteja pensando em enviar pacotes do KDE Plasma 6, considerando que deve ser lançado no início de fevereiro. Uma proposta de mudança foi apresentada hoje para oferecer o KDE Plasma 6 no Fedora 40. Os desenvolvedores do Fedora estão planejando dar um passo adiante e, ao mesmo tempo, abandonar a sessão do KDE X11, já que o servidor X.Org está obsoleto desde o RHEL 9.0, o substituto gráfico os modos são compatíveis com Wayland via SimpleDRM e o suporte ao driver NVIDIA melhorou.

Veja o Wiki do Fedora para mais detalhes sobre os planos do KDE Plasma 6.0 para o ciclo Fedora 40. Esta proposta de mudança ainda precisa ser aprovada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora, que presumivelmente dará luz verde assumindo o lançamento do Plasma 6.0 dentro do cronograma.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.