Fedora 40 terá capacidade de inicializar imagens do kernel unificado diretamente

Confira as principais novidades do Fedora.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A distribuição Fedora Linux 40 terá capacidade de inicializar imagens do kernel unificado diretamente. O Fedora 40 está de olho na próxima fase de seu suporte ao kernel unificado (UKI) dentro da distribuição, que incluirá a capacidade de suportar a inicialização direta de arquivos de imagem do kernel unificado, sem a necessidade de passar por um gerenciador de inicialização tradicional como GRUB ou SD-Boot.

A segunda fase do suporte unificado ao kernel do Fedora é procurar um caminho de inicialização do EFI SHIM para o UKI diretamente, sem a presença de nenhum gerenciador de inicialização.

Fedora 40 terá capacidade de inicializar imagens do kernel unificado diretamente

A configuração de inicialização UEFI obterá uma entrada para cada kernel instalado, os kernels recém-instalados são configurados para serem inicializados uma vez, mas se tornarão permanentes após uma inicialização bem-sucedida e também habilitarão o suporte UKI para Arm de 64 bits (AArch64).

Fedora 40 terá capacidade de inicializar imagens do kernel unificado diretamente

Este último trabalho do UKI para o Fedora levará a um melhor suporte ao UEFI Secure Boot, melhor suporte a medições TPM e computação confidencial, e um processo de inicialização mais robusto.

Aqueles interessados nos últimos esforços do UKI para o Fedora 40 podem ver este tópico da lista de discussão do Fedora com mais detalhes.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.