Fedora apresenta o Kinoite e planeja migrar o FreeType para o HarfBuzz

Os desenvolvedores do Fedora recentemente revelaram a introdução de uma nova edição do Fedora, chamada “Kinoite”, Ela tem por base a tecnologia do Fedora Silverblue, porém, usando o KDE em vez do GNOME como área de trabalho. Portanto, o Projeto Fedora apresenta o Kinoite e, além disso, planeja migrar o FreeType para o HarfBuzz.

A imagem do Fedora Kinoite não é dividida em pacotes separados. Ao invés disso, ela é atomicamente atualizada e construída a partir dos RPMs oficiais do Fedora usando o kit de ferramentas rpm-ostree. Esta edição recém-lançada do Fedora Kinoite se destaca por apresentar um ambiente básico (/ e /usr) montado como somente leitura.

Os dados disponíveis para modificação estão no diretório /var (incluindo /etc é criado como um link simbólico para /var /etc, /home como um link para /var home e /opt como um link para /var /opt). Para instalar e atualizar aplicativos adicionais, usam o sistema de pacote autônomo flatpak. Assim, os aplicativos são separados do sistema principal e executados em um contêiner separado, além de aplicativos adicionais podem ser instalados a partir do Flathub, mas o trabalho está em andamento para crie pacotes Flatpak oficiais para o Fedora com aplicativos KDE.

Fedora apresenta o Kinoite e planeja migrar o FreeType para o HarfBuzz

O projeto ainda não recebeu o status de revisão oficial do Fedora e está em desenvolvimento. A primeira versão só vai surgir quando o Fedora 35 for chegar. No entanto, as versões de teste já estão disponíveis para revisão.

Ainda não há imagens prontas para usar e, para instalar o Fedora Kinoite, sugere-se primeiro instalar o Fedora Silverblue e depois substituir a área de trabalho pelo KDE executando os seguintes comandos:

curl -O https://tim.siosm.fr/downloads/siosm_gpg.pub
sudo ostree remote add kinoite https://siosm.fr/kinoite/ --gpg-import siosm_gpg.pub
sudo rpm-ostree rebase kinoite:fedora/33/x86_64/kinoite
sudo systemctl reboot

Para atualizar o sistema básico e os pacotes flatpak, você precisa executar os comandos (ainda não há interface gráfica para atualizar):

rpm-ostree update
flatpak update

Se você quiser saber mais sobre o Fedora Kinoite você pode verificar os detalhes no link a seguir.

Fedora 34 planeja migrar FreeType para HarfBuzz para melhorar dicas

Por outro lado, os desenvolvedores do Fedora também mencionaram que um mecanismo FreeType de transferência programada do Fedora 34 será implementado para o lançamento do Fedora 34 para usar os glifos do mecanismo de layout HarfBuzz.

O pacote freetype-harfbuzz é fornecido para teste no Fedora RawhideA mudança ainda não foi revisada pelo Comitê de Direção de Engenharia do Fedora (FESCo), que é responsável pelo desenvolvimento técnico da distribuição Fedora.

Embora seja alegado que o uso do HarfBuzz no FreeType melhorará a qualidade das sugestões (suavizando o contorno para melhorar a legibilidade em telas de baixa resolução) ao exibir texto em linguagens com layout de texto complexo, em que os glifos podem ser formados a partir de vários caracteres.

Em particular, o uso do HarfBuzz eliminará o problema de ignorar ao sugerir ligaduras para as quais não há caracteres Unicode separados. Como um lembrete, a tradução do ano passado da biblioteca Pango para usar o HarfBuzz causou problemas na exibição de fontes antigas.

Desde Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile