Fedora Asahi promete boa experiência ao ter um Fedora WorkStation para Apple Silicon Systems

Para aqueles que desejam executar o Linux bare metal em sistemas Apple Silicon M1/M2 modernos, a maneira mais fácil de fazer isso é usando a distribuição Asahi Linux com seu kernel downstream carregando os patches de habilitação de driver Apple mais recentes para o hardware ARM, o instalador especializado para configurando com segurança a distribuição do Linux na Apple e a base de pacotes moderna fornecida pelo Arch Linux. 

Para os fãs do Fedora Workstation, o remix do Fedora Asahi tem trabalhado para fornecer uma ótima experiência do Fedora Workstation para Macs modernos.O desenvolvedor do Fedora, Eric Curtin, apresentou no FOSDEM 2023 no fim de semana passado o remix do Fedora Asahi. 

Fedora Asahi promete boa experiência ao ter um Fedora WorkStation para Apple Silicon Systems

O Fedora Asahi está carregando versões corrigidas do kernel do Linux, Mesa e bits relacionados para facilitar a experiência do Fedora nos sistemas Apple Mac mais recentes. Assim como o Asahi Linux, o Fedora Asahi também carrega o suporte inicial do kernel Linux para drivers Rust, além de construir esse kernel com o LLVM Clang.

Para os interessados nas perspectivas de execução do Fedora (Asahi) Workstation em sistemas Apple AArch64 modernos, a apresentação FOSDEM 2023 de Curtin está incorporada abaixo. Aqueles que desejam aprender mais sobre o projeto em si podem fazê-lo através do Fedora SIG Wiki.

Driver Asahi Gallium3D permite suporte a cache de disco Mesa Shader

Vários patches foram mesclados esta semana no Mesa 23.1 em torno do driver Asahi “AGX” Gallium3D, que continua progredindo no suporte OpenGL de código aberto para gráficos Apple Silicon M1/M2. Além disso, vários patches foram mesclados esta semana com várias correções, mas sem dúvida o mais significativo é que o driver Asahi Gallium3D conectou o suporte ao cache de shader em disco.

Com essa fusão da desenvolvedora Rose Hudson, o cache do disco de sombreamento agora está habilitado para o Asahi Gallium3D para permitir o armazenamento em cache de sombreadores GLSL no disco para acelerar carregamentos de jogos subsequentes e ajudar a evitar gagueira para qualquer jogo OpenGL que possa estar compilando sombreadores no-the- voar.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile