Fedora cria novo spin Kinoite com estreia prevista para o Fedora 35

Vem aí o mais novo “sabor” ou spin do Fedora, ainda este ano. O Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) aprovou planos para criação do “Fedora Kinoite” como o mais novo spin a estrear no final deste ano junto com o Fedora 35. O Fedora Kinoite é basicamente um spin de desktop imutável que é semelhante ao Fedora Silverblue. No entanto, ele vai usar o KDE Plasma desktop em vez do GNOME Shell

Além disso, o Fedora Fedora Kinoite fará uso de RPM-OSTree, Flatpaks, Podman e outras tecnologias empregadas pelo Fedora Silverblue, porém, usará a área de trabalho KDE.

Fedora cria novo spin Kinoite com estreia prevista para o Fedora 35

Então, o que é “Kinoite” neste processo? Bem, a versão recebeu este nome por causa dos projetos KDE geralmente começando com “K”. Assim, Kinoite nada mais é que um mineral azul (portanto, uma brincadeira com Fedora Silverblue). Além disso, em japonês, significa “Há uma árvore” como uma brincadeira com OSTree.

O Fedora Kinoite é um sistema operacional de desktop imutável com o desktop KDE Plasma. É baseado nas mesmas tecnologias do Fedora Silverblue (rpm-ostree, Flatpak, podman). O Fedora Kinoite está para o Fedora KDE Spin assim como o Fedora Silverblue está para a Estação de Trabalho Fedora.

Escolhemos o nome Kinoite pelos seguintes motivos:

Projetos baseados em KDE tradicionalmente começam com um ‘K’

Kinoite é um mineral azul ( https://en.wikipedia.org/wiki/Kinoite ), referindo-se, portanto, à parte ‘prata’ e ‘azul’ do Silverblue e à cor azul do logotipo do KDE.

“Kinoite” significa “Há uma árvore” em japonês ( https://translate.google.com/?sl=auto&tl=en&text=kinoite&op=translate ), referindo-se, portanto, à ‘árvore’ em ‘ostree’.

A FESCo aprovouo o Kinoite e o planeja para o Fedora 35, que sai neste outono, e não o ciclo do Fedora 34, que está prestes a sair já em abril.

Mais detalhes sobre os planos do Fedora Kinoite através do Wiki do Projeto Fedora.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile